Reflexão durante Quaresma, Reflexões Quaresma

Reflexão durante Quaresma promovida pela União Paróquias

A união de Paróquias do Vale do Odres e Tâmega tem vindo a desenvolver um conjunto de dinâmicas pastorais reajustando-se à nova realidade e confinamento provocado pela pandemia do Covid-19. Com o início do tempo litúrgico da Quaresma, tempo de reflexão e preparação para o momento celebrativo mais importante da Igreja, a Páscoa, e confrontados com novo confinamento em que as igrejas voltaram a fechar para as celebrações presenciais, a equipa sacerdotal desta união composta por 10 paróquias (Ataíde, Real, Oliveira, Travanca, Mancelos, Fregim, Louredo, Vila Caiz, Banho e Carvalhosa) avançou com novas propostas pastorais para fazer em família.

“Desde o início deste ano pastoral, assumimos o desafio de ajudar cada família a fazer da situação de pandemia que vivemos uma oportunidade para fortalecer os seus laços humanos e cristãos”, referem, realçando que a proposta é transformar o problema em oportunidade.

“Neste início da Quaresma, quisemos dar mais um passo e abrir-vos as portas de nossa casa. Convidamos-vos, pois, a entrar em nossa casa e a «preparar ou prolongar a Eucaristia» connosco. Encontrais o guião em formato PDF na mesma plataforma digital onde se encontra o vídeo”, anuncia a equipa sacerdotal, que semanalmente disponibilizará uma pequena reflexão em vídeo na página e blogue daquela união de paróquias no link: https://paroquiasvaledoodresetamega.blogspot.com

Desde há longos meses que muitas famílias se têm visto privadas da possibilidade de participar presencialmente na Eucaristia. A difusão de celebrações eucarísticas através da Televisão e da Internet é um precioso auxílio para todos esses cristãos. Mas não basta «assistir à missa» sem mais. É necessário criar, em família, um ambiente adequado que transforme esses momentos em verdadeira oração. E para ajudar numa dinâmica de oração e de preparação em ambiente familiar da Eucaristia, por via digital, desde outubro que esta união de paróquias, a um ritmo semanal, tem difundido um «Guião para ajudar a preparar / prolongar a Eucaristia em família».

“No entanto, para as famílias que têm crianças ou adolescentes na catequese, temos preparado guiões específicos para cada etapa do percurso catequético. Convidamos as famílias com crianças ou adolescentes a fazer uso dos guiões próprios para a catequese”, ressalvam.