Norte motor fundamental

“O Norte é um motor fundamental do crescimento da economia”

“O Norte é, efetivamente, um motor fundamental do crescimento da economia, do investimento em investigação e desenvolvimento, da inovação, da capacidade exportadora. Portanto, o que acontece ao conjunto do país depende muito, obviamente, do sucesso dessa região”, destacou o primeiro-ministro António Costa no encerramento da sessão da manhã do Seminário “𝗘𝘀𝘁𝗿𝗮𝘁𝗲́𝗴𝗶𝗮 𝗡𝗢𝗥𝗧𝗘 𝟮𝟬𝟯𝟬: 𝗜𝗻𝘀𝘁𝗿𝘂𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼𝘀 𝗱𝗲 𝗙𝗶𝗻𝗮𝗻𝗰𝗶𝗮𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼”.

Perante uma plateia cheia, no centro de congressos do Europarque, em Santa Maria da Feira, António Costa realçou que o, apresentado a milhares de autarcas, funcionários das administrações públicas, empresas e membros da comunidade científica, “é, de longe, o PO regional com maior peso”, estimando-o em 43% “da totalidade das verbas alocadas aos PO regionais”.

“Esta estratégia Norte 2030 e os seus três ‘is’ – industrialização, internacionalização e inovação – estão particularmente alinhados com aquilo que são os grandes objetivos, também, do desenvolvimento a nível nacional no horizonte 2030″, ressalvou o primeiro-ministro, assentuando que “o que acontece ao país depende muito do sucesso” do Norte.

António Costa lembrou que “o primeiro grande objetivo é garantir uma década de convergência com a União Europeia”, levando a que Portugal tenha de crescer durante 10 anos consecutivos acima da média europeia.

“Para isso, a convergência da região Norte com o conjunto do país é também absolutamente decisiva, porque um dos fatores que nos tem permitido convergir com a União Europeia tem sido, precisamente, o facto de a região Norte também estar a convergir com o conjunto do país”, referiu.

Note-se que o o corpo técnico da Associação Empresarial de Vila Meã participou, ao longo do dia, no 𝗦𝗲𝗺𝗶𝗻𝗮́𝗿𝗶𝗼 “𝗘𝘀𝘁𝗿𝗮𝘁𝗲́𝗴𝗶𝗮 𝗡𝗢𝗥𝗧𝗘 𝟮𝟬𝟯𝟬: 𝗜𝗻𝘀𝘁𝗿𝘂𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼𝘀 𝗱𝗲 𝗙𝗶𝗻𝗮𝗻𝗰𝗶𝗮𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼”, promovido pela CCDR-NORTE, IP.

Porque o futuro tem Norte, foram apresentados os principais instrumentos de financiamento europeu da Estratégia NORTE 2030.

Com Agência Lusa