serviço de comunicação e marca equipamento angiografia (3)

Norte cumpre metas do PRR na Saúde e na Educação com investimento superior a 600 milhões de euros

A Região Norte concluiu todos os compromissos calendarizados até 31 de agosto, com cerca de 450 milhões de euros destinados à Saúde e 158,8 milhões à requalificação de escolas.

A Região Norte cumpriu, até 31 de agosto, a totalidade dos compromissos previstos no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) nas áreas da Saúde e da Educação. O investimento ultrapassa os 600 milhões de euros e permitiu avançar com a renovação de equipamentos e infraestruturas em vários pontos do território. A nota é dada pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR NORTE), a execução destes investimentos garante o cumprimento das metas assumidas por Portugal perante a União Europeia e traduz-se numa melhoria da resposta de proximidade às populações.

O presidente da CCDR NORTE, Álvaro Santos, destaca a capacidade de execução da região e o impacto dos investimentos realizados. “Os dados a 31 de agosto confirmam a capacidade de realização do Norte e a eficácia na aplicação dos fundos comunitários”, afirmou, sublinhando que os cerca de 450 milhões de euros aplicados na Saúde e os quase 159 milhões destinados à Educação representam não apenas o cumprimento dos compromissos europeus, mas também “a melhoria direta da resposta às populações”.

Na área da Saúde, o financiamento de aproximadamente 450 milhões de euros abrangeu diferentes níveis de cuidados. Nos Cuidados de Saúde Primários, os municípios do Norte concluíram cerca de 170 intervenções de construção e requalificação de centros de saúde. As novas ou renovadas unidades passaram a dispor de valências e equipamentos como gabinetes de medicina dentária, consultas de pé diabético, equipas de saúde comunitária e viaturas elétricas destinadas à assistência domiciliária. Também na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados foram realizadas cerca de 80 intervenções, contribuindo para o reforço da capacidade de internamento prevista nas metas nacionais. O investimento estendeu-se ainda às 14 Unidades Locais de Saúde (ULS) da região e ao IPO Porto, que receberam novos equipamentos de diagnóstico e terapêutica. Entre os meios adquiridos estão robôs cirúrgicos, aceleradores lineares, sistemas de ressonância magnética, equipamentos de TAC, angiógrafos, câmaras gama e aparelhos PET.

Na Educação, o programa PRR Escolas financiou 29 candidaturas, num investimento global aprovado de 158,8 milhões de euros destinados à reabilitação do parque escolar. Das 62 escolas que integravam a meta nacional acordada com Bruxelas para conclusão no âmbito do programa, 22 foram totalmente concluídas na Região Norte até 31 de agosto. Relativamente às restantes sete escolas financiadas, os municípios já apresentaram os relatórios de conclusão substancial das obras, encontrando-se os projetos na fase final.

Para Álvaro Santos, o resultado alcançado foi possível graças à articulação entre os municípios, as Unidades Locais de Saúde, o IPO Porto e as instituições sociais. A execução do PRR, defende, demonstra a capacidade da região para transformar fundos comunitários em investimentos concretos com impacto direto na qualidade dos serviços públicos.

QUER RECEBER O NOSSO JORNAL?

Ao assinar a nossa newsletter iremos enviar todos os meses as notícias da atualidade local e do concelho