amarante dá a conhecer à ccdrnorte a candidatura (2)

Amarante apresenta à CCDR-Norte a candidatura a Capital Portuguesa da Cultura 2028

O Município de Amarante apresentou, a 3 de setembro, na sede da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), no Porto, a sua candidatura ao título de Capital Portuguesa da Cultura 2028.

O presidente da Câmara Municipal de Amarante, António Jorge Ricardo, e a sua equipa foram recebidos pelo presidente da CCDR Norte, Álvaro Santos, e pelo vice-presidente para a área da Cultura, Rui Costa. O encontro serviu para apresentar a visão estratégica do município e o trabalho desenvolvido na preparação da candidatura, que pretende afirmar a cultura como um dos principais motores de desenvolvimento do território.

Álvaro Santos destacou a importância da candidatura para a Região Norte e manifestou confiança no projeto apresentado por Amarante, considerando que o município reúne condições para conquistar o título.

A candidatura assenta na forte identidade cultural de Amarante e no legado de figuras como Amadeo de Souza-Cardoso, Teixeira de Pascoaes e Agustina Bessa-Luís. O município pretende envolver agentes culturais, instituições e a comunidade local num projeto participativo, com impacto não apenas durante o ano de 2028, mas também a longo prazo.

Para Jorge Ricardo, o objetivo passa por construir uma candidatura mobilizadora, capaz de projetar Amarante a nível nacional e consolidar a cultura como eixo estratégico para o desenvolvimento económico e social do território. A atribuição do título poderá também contribuir para reforçar a atratividade, competitividade e projeção cultural de Amarante e da Região Norte.

A Capital Portuguesa da Cultura é uma iniciativa promovida pelo Estado português que distingue anualmente um município ou entidade intermunicipal com um programa cultural de caráter estratégico e transformador. A cidade vencedora da edição de 2028 será conhecida em dezembro deste ano.

QUER RECEBER O NOSSO JORNAL?

Ao assinar a nossa newsletter iremos enviar todos os meses as notícias da atualidade local e do concelho