andar ao lareu2

Oliveira acolhe 4.ª edição do “Andar no Laréu”

A freguesia de Vila Meã vai acolher a edição deste ano do “Andar no Laréu”, uma iniciativa promovida pelo Município de Amarante para dinamização das zonas mais rurais do concelho.

Após passagens por Vila Chã do Marão, Aboadela e Jazente, a quarta edição do evento terá lugar em Oliveira, entre os dias 1 e 3 de maio, adiantou a Junta de Freguesia de Vila Meã.

andar ao lareu3O evento decorrerá no largo da igreja de Oliveira, com toda a dinâmica de espetáculos, atividades e gastronomia que envolve esta iniciativa. “Andar no Laréu” é um evento itinerante que visa valorizar a identidade local das aldeias de Amarante, destacando as dinâmicas culturais e tradicionais de cada localidade. Com forte ligação à natureza e à sustentabilidade, promove as associações locais que preservam as tradições e o sentido de comunidade.

“O objetivo é criar uma dinâmica comunitária forte, envolvendo associações locais e oferecendo um programa diversificado”, refere Henrique Sousa, presidente da Junta de Vila Meã.

Ao longo de três dias o “Andar no Laréu” vai trazer muita animação com exposição de artesanato, gastronomia local com as típicas “barraquinhas” de comes e bebes, animação cultural através de atuações musicais, momentos de entretenimento e interação comunitária e atividades criativas com workshops e projetos que envolvem a história local.

“Foi uma das nossas intenções de campanha conseguir que Vila Meã recebesse a edição do Andar ao Laréu. Queremos diversificar as atividades por todo o território da freguesia e criar uma dinâmica interessante em Oliveira”, comenta Henrique Sousa.

Esta iniciativa pretende ser um ponto de encontro para honrar a história da região e criar novas memórias entre os habitantes e visitantes.

QUER RECEBER O NOSSO JORNAL?

Ao assinar a nossa newsletter iremos enviar todos os meses as notícias da atualidade local e do concelho