A CCDR Norte distinguiu, no passado dia 2 de dezembro, Luís Portela com o Prémio Personalidade do Norte 2025, uma homenagem ao percurso ímpar de um líder que marcou de forma decisiva o desenvolvimento científico, empresarial e cultural da região e do país.
A entrega do prémio ocorreu no Fórum Regional 2025, dedicado ao tema “O Norte em Portugal e na Europa – Descentralização e Políticas de Coesão Pós-2028”, que se realizou, no Cine Teatro de Amarante.
Médico, empresário e promotor do conhecimento, Luís Portela liderou durante mais de quatro décadas a Bial, transformando a empresa numa referência internacional na inovação farmacêutica. Foi sob a sua liderança que Portugal viu nascer os primeiros medicamentos de investigação nacional com presença no mercado global, contribuindo para projetar o Norte como território de ciência avançada e competitividade tecnológica.
Paralelamente, a criação da Fundação Bial, em parceria com o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, representa um marco no apoio à investigação sobre o ser humano, agregando ciência, cultura e reflexão interdisciplinar. A sua ação institucional integra ainda funções de destaque no Health Cluster Portugal, na Universidade do Porto, na Fundação de Serralves e na COTEC Portugal.
“O Prémio Personalidade do Norte reconhece figuras que contribuem de forma excecional para o desenvolvimento da região. A trajetória de Luís Portela é disso exemplo maior, pela sua capacidade de transformar conhecimento em valor económico, social e cultural”, destaca o presidente da CCDR NORTE, António Cunha, acrescentando que “ao longo da sua vida, contribuiu para colocar a ciência portuguesa no mapa internacional e para afirmar o Norte como um território onde a inovação se transforma em valor para a sociedade. Este prémio é uma justa homenagem a um líder que continua a inspirar gerações.”
“Esta distinção honra-me profundamente e quero partilhá-la com a minha fantástica equipa, que torna possível tudo aquilo que fazemos,” começou por referir Luís Portela, salientando que “é um enorme prazer continuar a contribuir para o progresso científico a partir do Norte, terra que assumo com orgulho e que levo sempre comigo.”


