No dia 25 de outubro de 2025, às 15h30, a Biblioteca Municipal de Felgueiras foi o cenário da apresentação do livro “Antão”, da autora Cidália Fernandes. Este evento destacou-se não só pela importância da obra, mas também pela presença de uma comunidade literária interessada em explorar as nuances do romance histórico.

Cidália Fernandes nasceu em Vieiro, no concelho de Vila Flor, a 14 de março de 1961. Iniciou a sua formação académica em Pinhal do Norte e Carrazeda de Ansiães, concluindo-a no Liceu Nacional de Bragança. Posteriormente, licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas, com especialização em Estudos Portugueses e Alemães, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Em dezembro de 2006, obteve o grau de mestre em Cultura Portuguesa com a tese “António Nobre: o homem, o poeta e as pequenas (grandes) coisas”, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Atualmente, Cidália é professora efetiva na Escola Secundária de Penafiel, onde leciona a disciplina de português no ensino secundário. Anteriormente, lecionou Alemão e Português no Colégio de S. Gonçalo durante treze anos.
Para além da sua carreira docente, Cidália Fernandes tem uma vasta experiência no domínio cultural. Colaborou com o jornal cultural de Penafiel, O Arrifana, e ocupa atualmente o cargo de vice-presidente da Associação dos Amigos de António Nobre (ANTO), com sede em Vila Meã. É também diretora do Jornal de Vila Meã e participou em diversos festivais infantojuvenis a nível nacional, tendo recebido prémios pelas suas contribuições. Cidália Fernandes tem ainda um canal do youtbe com as listas de reprodução: “O Cantinho da Cidália”, “Viajar com…” e de várias publicações online, que tem como objetivo promover a literatura e a poesia entre os jovens.

QUER RECEBER O NOSSO JORNAL?
Ao assinar a nossa newsletter iremos enviar todos os meses as notícias da atualidade local e do concelho



