“Associativismo Cultural – Desafios e Oportunidades” é o mote para um debate, organizado pelo Grupo de Cantares e Danças de Santa Cruz de Riba Tâmega, que pretende avaliar e refletir sobre os problemas e oportunidades que afetam a sustentabilidade e continuidade das associações culturais da região.
A iniciativa, que se insere nas comemorações dos 40 anos do Grupo de Cantares e Danças de Santa Cruz de Riba Tâmega, está marcada para dia 8 de novembro, a partir das 14h30, no Salão Nobre dos Bombeiros Voluntários de Vila Meã.
Para a organização, o seminário “Associativismo Cultural – Desafios e Oportunidades”, aberto à participação de todos, nomeadamente agentes associativos, pretende abordar questões cruciais e transversais a todo o movimento associativo, desde o folclore ao desporto e recreio, com especial enfoque em três áreas principais:
Renovação Geracional: Estratégias para levar o folclore e as tradições às escolas.
Sustentabilidade: Financiamentos e apoios de Fundos Europeus.
Inovação: Utilização da tecnologia na preservação e divulgação cultural.
O debate contará com a participação de oradores especializados nas áreas da identidade cultural, educação, tecnologia e financiamento. Após as palestras, decorrerá uma Mesa Redonda, durante a qual os participantes serão convidados a partilhar experiências e a procurar soluções em conjunto.
A direção do Grupo de Cantares e Danças de Santa Cruz de Riba Tâmega sublinha que, embora a iniciativa tenha origem na área cultural, o debate é de interesse geral, estando aberto a dirigentes, elementos, sócios e amigos de todas as associações do concelho de Amarante e da região.
As inscrições são gratuitas e devem ser efetuadas online, através do formulário disponibilizado pela organização: https://forms.gle/doNNcf3ZwRvTfznBA.


