Jorge Ricardo tomou posse como presidente da Câmara Municipal de Amarante

“Servir Amarante é um privilégio e uma responsabilidade imensa”

“É com muito orgulho que assumo hoje, aqui e perante vós, as funções de presidente da Câmara Municipal de Amarante. Esta é, sem dúvida, a maior honra da minha vida”.
Foi com estas palavras que Jorge Ricardo iniciou o seu discurso na cerimónia de instalação dos Órgãos do Município de Amarante para o quadriénio 2025/2029, que decorreu, a 26 de outubro, no Amarante Cine-Teatro.

Perante uma vasta plateia, o presidente eleito reafirmou o compromisso de “trabalhar por cada Amarantino e por cada Freguesia da nossa terra”, sublinhando que “servir Amarante é um privilégio e uma responsabilidade imensa”.

No discurso, marcado por momentos de emoção e reconhecimento, Jorge Ricardo evocou o percurso pessoal e político que o trouxe até à liderança do Município, recordando as origens em Vila Caiz e a influência do pai, Luís Ricardo, “a maior referência”, que lhe transmitiu “o valor do serviço à comunidade”.

“A minha causa sempre foi, é e será Amarante”, afirmou.

A cerimónia marcou também o início de um novo ciclo autárquico para o projeto político da Coligação Afirmar Amarante (PPD/PSD e CDS/PP), sufragado por uma larga maioria dos amarantinos.

“Foi um voto claro e inequívoco. Foi um voto positivo. Um voto de confiança, de esperança, de reconhecimento e de apoio. Um voto que consolidou e reforçou uma maioria em todos os órgãos municipais e um conjunto agora ainda mais alargado das freguesias do nosso concelho”, afirmou Jorge Ricardo, reconhecendo o reforço da confiança “de um projeto político iniciado em 2013, que transformou Amarante e que agora continuará o seu caminho de progresso e desenvolvimento”.

Entre as prioridades para o novo mandato, Jorge Ricardo sublinhou a importância da atração de investimento, da habitação acessível, da educação como motor de desenvolvimento, da coesão territorial, da cultura, turismo e sustentabilidade e da coesão social, apresentando uma visão ambiciosa para o concelho.

“Queremos que cada jovem encontre, aqui em Amarante, um lugar onde possa sonhar e realizar-se”, referiu, destacando também projetos estruturantes como a construção do Viaduto do Salto, a requalificação da antiga estação ferroviária, a recuperação do Parque Florestal, o acesso à A4 em Vila Caiz, a reabilitação da Alameda Teixeira de Pascoaes e de diversos equipamentos educativos e culturais, bem como o compromisso de dar todos os passos possíveis e necessários para reverter as condições atuais do contrato de concessão com as Águas do Norte.

“Queremos uma Amarante mais moderna, mais atrativa, mais qualificada, mais dinâmica, mais sustentável e mais solidária. Uma terra fiel à sua história, mas continuamente rejuvenescida e, como sempre, marcadamente única, profundamente autêntica”, destacou Jorge Ricardo.

“Sei bem da responsabilidade e do nível de exigência ao qual temos de responder. Sei bem de todo o trabalho que temos pela frente para responder com resultados concretos à confiança que nos foi dada pelos amarantinos”, considerou.

Dirigindo aos presidentes de junta de freguesia, o presidente da Câmara de Amarante garantiu cooperação e proximidade com os cidadãos: “Vamos trabalhar com predisposição para o reforço de partilha de competências, bem como disponibilidade total para uma comunicação ágil, eficiente entre as juntas de freguesia, o executivo camarário e os diferentes serviços municipais.”

António Jorge Ricardo deixou uma mensagem de confiança e de união: “Continuarei, enquanto presidente de todas e de todos os Amarantinos, a trabalhar diariamente, com dedicação total, lado a lado com as pessoas, para transformar a nossa terra. Amarante continuará a afirmar-se como um concelho moderno, coeso e de futuro”.

“Tudo faremos para implementar este projeto político transformador que é afirmar Amarante. Um projeto agregador e abrangente, dinâmico e ambicioso, que se transformou num modelo de desenvolvimento coletivo, onde todos contam e todos são importantes, para além dos partidos políticos que lhe deram corpo. Foi assim que surgiu uma nova visão de futuro para Amarante, há 12 anos”, realçou.

Além de Jorge Ricardo, tomaram posse como Vereadores da Câmara Municipal Eugénia Teixeira, Ricardo Vieira e Fernando Moura e Silva, eleitos pela Coligação Afirmar Amarante (PPD/PSD e CDS/PP), Américo Paulo Ribeiro, Anabela Borges e Lino Macedo, eleitos pelo Partido Socialista.

Na mesma cerimónia foram também empossados os novos membros da Assembleia Municipal, que conta com 27 membros: 15 eleitos pela coligação Afirmar Amarante (PPD/PSD.CDS-PP), 10 pelo Partido Socialista e 2 pelo partido CHEGA. O médico Pedro Cunha, da Coligação Afirmar Amarante, foi reconduzido como presidente daquele órgão.

No que toca às juntas de freguesia, foram empossados 26 presidentes, sendo que a coligação PSD/CDS-PP conquistou 16 freguesias, enquanto o PS venceu em nove. Note-se que na freguesia de Ansiães, venceu uma lista independente denominada “Juntos Por Ansiães”.