Nuno Freitas, candidato do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal de Amarante
Assume a candidatura à Câmara Municipal de Amarante nas eleições autárquicas do próximo dia 12 de outubro pelo Bloco de Esquerda. Quais as principais motivações para assumir a liderança desta candidatura?
Pois bem, antes de mais e de tudo, porque é preciso fazer tudo ao contrário e ter “Coragem para Mudar Amarante”. Pensamos que isto chegaria para qualquer aderente do Bloco de Esquerda assumir a candidatura à Câmara Municipal de Amarante.
Também porque não vou pedir a ninguém licença para lutar pelo futuro, pois como nos diz o escritor de Gatão “O futuro é o passado que amanhece”.
E, nunca é demais realçar que a nossa força e a da nossa organização colectiva abre caminhos para a liberdade e com o Bloco e com a força que lhe damos, pois não torce, nem quebra construiremos um mundo melhor, mais livre, mais justo, mais solidário, mais igual, mais humano. No fundo queremos um mundo melhor, com uma vida boa e digna, num Planeta habitável, sem homofobia, xenofobia, racismo, lgbtfobia. Queremos uma vida com direitos e salários que cheguem ao fim do mês. E isto não é ser radical!
E sabendo a responsabilidade acrescida por aceitar o fardo que me colocaram sobre os ombros, cabe-me agradecer a todos aderentes que depositaram em mim o voto e manifestaram a sua confiança, não os podia defraudar e prometo que exercerei o cargo para que for eleito, sim eleito, com energia, competência, seriedade, responsabilidade, de uma forma positiva, com argumentos que façam calar fundo na alma amarantina quem somos, o que nos move e o que nos distingue dos outros, se confiarem em nós e nos derem o seu voto.
E afirmamos que, para nós, Amarante está acima de tudo e dos interesses que só geram e penalizam os mais pobres, periféricos e submissos. Contem connosco!
Na composição das listas para a Câmara Municipal há sempre o cuidado de indicar em lugar de relevo alguém com forte ligação a Vila Meã, o segundo polo urbano do concelho. Em que medida isso foi considerado pela vossa candidatura e, sendo eleito, a vice-presidência da Câmara pode ser ocupada pela pessoa indicada por Vila Meã?
Para nós Bloco de Esquerda, não damos importância à freguesia donde é oriundo o Candidato. Interessa quem é o candidato, o seu carácter, o seu comprometimento com a coisa pública, a sua história de vida, quem é ele ou ela.
Mais ainda, se os aderentes/simpatizantes não estão disponíveis, não os podemos obrigar. Podemos não gostar, mas respeitamos as opções de cada um e cada uma. É uma prática que temos e a liberdade não pode ser truncada sobre nenhum dos aspectos. Mas alertamos a todos que se queixam e em certos aspectos têm razão, que não continuem a fazer escolhas desacertadas, eleiçoeiras e ou populistas. Vejam quem tem estado com Vila Meã em todos os sectores da vida económica, educativa, social, mobilidade, transportes, acessibilidade, qualidade de vida, rede viária, enfim…! Desta vez façam a vossa aposta como deve ser. E, não têm muito por onde escolher. Se querem gente de Vila Meã como Vi-Presidente, então nós estamos disponíveis a abrir os braços para vos receber. Eu sou de Amarante como os de Vila Meã, mas venho de Figueiró e não foi isso que me impediu se ser eleito em reunião de aderentes! Por isso…!
A Zona Industrial de Vila Meã é uma expectativa muito antiga e que continua por se concretizar. Assumem a sua criação como prioridade para o próximo mandato? Como o pretendem fazer e o que podemos esperar neste domínio para que possa ser efetivamente uma realidade?
Pela informação que temos a Zona Industrial de Vila Meã já tem o terreno comprado (633000m2) com o custo de 1950000 euros e com financiamento garantido. Assim, se formos o escolhido para gerir o Município nos próximos 4 anos podem ter a certeza que o que faremos de imediato, estando os passos que referi já dados, e não tenho por que não acreditar, pois a informação é do jornal “Informação Municipal” (de Julho/Agosto?) de 2025 e de fonte próxima da Câmara, começaríamos a infraestruturar o local logo após ultimar os trâmites legais que ainda não estivessem solucionados. Por isso, a Zona Industrial de Vila Meã seria não uma miragem, mas um sonho tornado realidade. O que prometemos cumprimos e quando não fazemos quem tem o poder pode pegar nas nossas ideias e pô-las em prática. Não levamos nada por isso.
Estas eleições autárquicas protagonizam um novo ciclo político para o nosso concelho. Para o novo mandato quais são as vossas três principais prioridades, nomeadamente para Vila Meã?
Protagonizarão um novo ciclo político se o Bloco de Esquerda fizer parte do elenco Governativo do Município, doutro modo continuaremos numa navegação à vista, de cabotagem, que não acrescenta nada e quem continuará a padecer serão os mesmos, os mais pobres, mais submissos, os deserdados de tudo e de uma vida digna. É bom que tenham em atenção isso e consigam discernir entre promessas e a realidade. O passado fala por si para os que têm estado na governação Municipal e o futuro nunca ninguém lá esteve e nós damos garantias de fazer ao contrário do que tem sido feito e não feito. Vote para ver!
E para nós as prioridades serão estas: Via Rápida de Amarante Vila Meã; Escola Pública com 2º, 3º ciclo e Secundária; Zona Industrial; ligação a Amarante por Comboio… Tudo, pensamos nós, exequível neste mandato de 4 anos.
Por fim, oportunidade para uma mensagem aos eleitores na sensibilização do voto nas eleições de dia 12 outubro.
A candidatura do Bloco de Esquerda compromete-nos e compromete-se em criar empregos para o clima, com o Serviço Nacional de Saúde (SNS) que não pergunte a ninguém que o procure se tem seguro ou dinheiro para pagar os cuidados, uma escola pública, universal e gratuita para todos, habitação digna e rendas acessíveis, acesso à educação e cultura, e que ninguém fique fora do acesso do ensino superior por motivos económicos. Para isso criaremos uma bolsa de estudo para que ninguém seja discriminado e muito mais…
Tudo faremos para fixar as gerações mais novas, pois vão encontrar tudo o que precisam para ter uma vida digna.
Consigo e com todos que fazem parte das listas do Bloco de Esquerda vamos fazer de Amarante um Concelho onde dará gosto viver e trabalhar e vir visitar.
Vale a pena falar disto, valeu a pena recordar-vos quem somos, vale a pena dizer-vos o que iremos fazer convosco!
É que eu “tenho dentro de mim todos os sonhos do mundo” (Pessoa).
E só Os/As Amarantinos nos podem ajudar a torná-los realidade!
O que é preciso?
Coragem para mudar Amarante
E votar no Bloco de Esquerda 12 de Outubro


