Candidato do PS à Câmara de Amarante reúne com AE Vila Meã

O candidato do Partido Socialista à Câmara Municipal de Amarante, Américo Paulo Ribeiro, reuniu, a 30 de maio, com a direção e corpo técnico da Associação Empresarial de Vila Meã (AE Vila Meã), num encontro que permitiu abordar temas estruturantes para o futuro económico do concelho e região, nomeadamente aqueles que são os anseios e principais preocupações do tecido empresarial local. 

Note-se que, esta reunião, solicitada pela candidatura do PS ao Município de Amarante, acontece poucas semanas depois da tomada de posse dos novos órgãos sociais da AE Vila Meã, cujo mandato assenta em eixos estratégicos como a criação de parques industriais, a concretização da tão aguardada zona industrial para Vila Meã, a melhoria da mobilidade urbana, o ordenamento do território e a dinamização do comércio local. 

Assim, e na persecução daqueles que são os eixos estratégicos definidos e apresentados pela nova direção da associação empresarial, na reunião com a comitiva socialista, liderada pelo candidato à Câmara de Amarante, Américo Paulo Ribeiro, destacou-se a importância da criação de uma área de acolhimento empresarial, bandeira da AE Vila Meã desde a sua fundação, há 25 anos. O presidente da associação, Geraldino Oliveira, sublinhou que a atração de empresas e pessoas com emprego qualificado é essencial para a sustentabilidade e competitividade dos territórios, reforçando o papel da associação na sensibilização de autarcas e investidores para este desígnio. 

A dinamização do comércio tradicional foi outro dos temas em destaque, com a AE Vila Meã a defender a promoção de iniciativas regulares que incentivem a circulação de pessoas na vila, reforçando assim o tecido económico local. Também a mobilidade urbana foi apontada como prioridade, tendo sido sublinhada a localização estratégica de Vila Meã e a necessidade de melhorar infraestruturas que promovam a fluidez de bens e serviços. 

Na reunião, destacou-se ainda o facto de a autarquia poder estar mais sensível na comparticipação municipal em projetos coletivos e empresariais com financiamento comunitário, sobretudo na parte não financiada. Para os responsáveis da associação, uma maior abertura e colaboração municipal na disponibilização deste apoio é muito importante nos projetos coletivos, realçando que estamos a intervir na área empresarial e isso representa um ganho de parte a parte. 

Américo Paulo Ribeiro reconheceu o papel vital das associações empresariais enquanto representantes dos interesses do tecido económico local, assumindo o compromisso de auscultar estas entidades na definição de políticas públicas. O candidato fez-se acompanhar por uma comitiva do Partido Socialista, na qual esteve presente o presidente da Junta de Freguesia de Vila Meã, Lino Macedo. 

A AE Vila Meã esteve representada pelo presidente, Geraldino Oliveira, os vice-presidentes Celma Pinheiro, José Carlos Pereira e João Novais, e elementos do corpo técnico.  

Neste encontro, de preparação para as eleições autárquicas deste ano, os responsáveis da instituição reforçaram o seu propósito de continuar a lutar pela valorização e desenvolvimento do território.