Mancelos RRB

Mancelos recebeu programa da RRB “Um dia na sua freguesia”

A 20 de Maio a freguesia de Mancelos recebeu o programa da Rádio Região de Basto “Um dia na sua freguesia”. Em ano de eleições autárquicas, a RRB propõe-se a percorrer as freguesias do concelho amarantino a fim de conhecer o seu desenvolvimento.  

Em Mancelos, numa emissão de três horas, o presidente da junta, Ricardo Alves, escolheu a ex-escola primária do Troxainho, para estacionar o estúdio móvel de rádio. Neste espaço da freguesia a emissão recebeu vários membros de associações da freguesia como Ricardo Magalhães, presidente do Mancelos Futebol Clube, Susana Pinto, presidente da Banda de Música de S. Martinho de Mancelos, José Rangel, da direção do Rancho Folclórico de Mancelos e António Queirós, presidente do Grupo de Jovens Pedras Vivas.  

Figuras nascidas e sepultadas em Mancelos como Amadeo de Souza Cardoso (pintor) ou Ana Guedes da Costa (enfermeira) foram lembrados. No programa, o presidente da junta destacou a riqueza cultural religiosa do território com a existência de várias capelas e a Igreja Românica (Mosteiro). Freguesia de vários lugares com características bem vincadas os lugares de Manhufe, Pidre, Padrão, Boavista,Troxainho, Serra D’Água e Leite são orgulhosamente mencionados pela população que lá reside. 

“Em obras de alargamento e pavimentação foram 130 mil euros gastos”, revelou Ricardo Alves, que considera obras necessárias para a acessibilidade interna.  

A piscina municipal de Mancelos mereceu uma intervenção de reabilitação neste primeiro mandato de Ricardo Alves, mas a junta, refere o autarca “quer mais e por isso o meu desejo é que aquele espaço tenha um parque infantil, parque de jogos e parque de lazer, projeto que já tem o aval da autarquia amarantina”.  

O presidente da junta de freguesia quer um parque desportivo na antiga escola do Troxainho, sendo que “há um projeto elaborado pelo município e já está em orçamento municipal”, garante.  

Referindo-se aos pedreiros de Pidre, adiantou que vão merecer uma homenagem, numa rotunda que vai nascer neste lugar. ”O município tem articulado e projetado para Pidre esta rotunda e é lá que vai ficar esta justa homenagem”, refere. 

É recandidato nas próximas eleições autárquicas, entende Ricardo Alves que “só assim faz sentido e não era correto com a população que me elegeu não dar continuidade”.  

A maior dificuldade em ser autarca “é a frustração de querer fazer e não conseguir devido aos parcos recursos financeiros”, assume.