O até agora vice-presidente António Jorge Ricardo assumiu, em reunião extraordinária do executivo municipal, no passado domingo, dia 23 de fevereiro, a presidência da Câmara Municipal de Amarante.
A vereadora Rita Baptista assume a vice-presidência da autarquia.
Na nova distribuição dos pelouros o presidente Jorge Ricardo fica com a responsabilidade da Captação de Investimento e Fundos Estruturais, Planeamento e Ordenamento do Território, Estudos, Projetos e Obras Municipais, Gestão Financeira, Cultura, Relações Internacionais e Cooperação Regional, Recursos Humanos e Administrativos, Alterações Climáticas, Ambiente e Eficiência Energética, Proteção Civil, Empreendedorismo, Promoção do Desenvolvimento Económico, Turismo, Freguesias, Desenvolvimento e Coesão Social, Saúde, Habitação, Modernização Administrativa, Qualidade dos Serviços, Tecnologia e Informação.
Já a nova vice-presidente, Rita Marinho Batista, assume os pelouros do Urbanismo, Transportes, Mobilidade, Trânsito e Segurança Rodoviária, Defesa do Consumidor, Juventude.
O vereador Adriano Santos fica com a responsabilidade dos pelouros dos Assuntos Jurídicos, Fiscalização, Património, Educação, Desporto e Equipamentos Desportivos e Bem-estar animal.
Os restantes vereadores no executivo municipal, eleitos pela coligação Afirmar Amarante (PSD/ CDS-PP), são Joana Rita Abreu e Estefânio Pinto, que ficam sem pelouros atribuídos.
Na oposição mantêm-se os vereadores, eleitos pelo Partido Socialista, Hugo Carvalho, Carlos Teixeira Pereira, Silvia Araújo e Carlos Azevedo Pereira.
Recorde-se que esta remodelação do executivo municipal decorre da renúncia de José Luís Gaspar, enquanto presidente do Município de Amarante, para assumir a presidência do conselho de administração da Unidade Local de Saúde do Tâmega e Sousa (ULSTS).