José Luís Gaspar

José Luís Gaspar renuncia à Presidência da Câmara Municipal de Amarante

O presidente da Câmara Municipal de Amarante, José Luís Gaspar, anunciou na passada sexta-feira, 21 de fevereiro, a sua renúncia ao mandato, que foi formalizada em reunião extraordinária do executivo municipal.

Na sua intervenção, José Luís Gaspar sublinhou que esta foi uma “decisão extremamente difícil”, mas tomada com sentido de responsabilidade e compromisso com o serviço público. A renúncia surge na sequência do convite para assumir a presidência da Unidade Local de Saúde do Tâmega e Sousa, um desafio que considera uma oportunidade para continuar a servir a comunidade, numa área essencial para a qualidade de vida dos cidadãos.

Na sua declaração, o presidente da autarquia, fez, também, uma breve síntese do trabalho desenvolvido ao longo destes 12 anos. Destacou, ainda, que 2025 será um ano decisivo para Amarante, com um orçamento superior a 100 milhões de euros, impulsionado pelo PRR.

“Sabemos, praticamente 12 anos e três mandatos depois, que o trabalho não terminou. A implementação do nosso projeto está em curso e vive, aliás, um momento particularmente importante. Este é um ano decisivo para a execução dos projetos cofinanciados pelo PRR, de onde se destaca um enorme investimento enquadrado na nossa política para a habitação no concelho”, ressalvou.

“Outra área onde devemos manter o foco e que está, de resto, diretamente relacionada com a habitação é a criação de emprego pela via da captação de investimento para a nossa terra. Estes são, a par da continuação das apostas na sustentabilidade ambiental, no turismo e na cultura, os eixos centrais do projeto político que, na minha opinião, Amarante não deve deixar parar”, destacou.

Na sua despedida, o presidente José Luís Gaspar, deixou um agradecimento aos amarantinos pela honra concedida, afirmando: “Servir a minha gente e a minha terra foi, é, e será sempre, a maior honra da minha vida.”

Na despedida da presidência do Município de Amarante, praticamente cumpridos os três mandatos e passados 12 anos, José Luís Gaspar agradece a honra que os amarantinos lhe concederam ao confiar-lhe a presidência da Câmara Municipal.

“Obrigado pela vossa confiança e por serem parte, a parte mais importante desta história bonita que escrevemos juntos. Muito obrigado pelo afeto. A verdade é que me sinto um verdadeiro privilegiado – levo comigo todo carinho que sempre tiveram a capacidade de me fazer sentir”, realçou.

O atual vice-presidente, Jorge Ricardo, assumirá agora liderança do Executivo Municipal.

Sobre António Jorge Ricardo, que neste mandato e até agora desempenhou as funções de Vice-presidente, José Luís Gaspar é perentório: “Sucede-me um homem com a honestidade, a sensibilidade, a visão, a determinação e a competência necessárias”.

Quando, em 2021, sabendo que este era o meu último mandato, trouxe o Jorge Ricardo para a minha equipa, a minha preocupação foi assegurar uma liderança capaz para a continuidade deste projeto político. Fi-lo, essencialmente, por lhe reconhecer as necessárias capacidades humanas e políticas. Hoje, mais de três anos depois, não tenho dúvidas: tive um excelente número dois, a Câmara de Amarante teve um excelente Vice-presidente e o Município vai ter, nesta reta final do mandato, um grande presidente”, considerou.