Vila Meã voltou a receber, ao longo de vários dias no mês de fevereiro, um grupo de jovens universitários no âmbito do projeto católico de universitários “Missão País”.
Entre os dias 9 a 16 de fevereiro, os estudantes da Faculdade de Engenharia do Porto voltaram, pelo terceiro ano consecutivo, a Vila Meã para completar a última das três missões aqui realizadas e que permitiu aos jovens católicos universitários participar de diversas iniciativas e ações solidárias junto de diversas instituições locais.
Na sexta-feira, dia 14 de fevereiro, o Bispo do Porto, D. Manuel Linda, visitou esta missão, e conviveu com o grupo de universitários, num momento em que estiveram também presentes o pároco local, padre Massimiliano Arrigo e o sacerdote que acompanha a Missão, padre Bernardo Aranha.
A edição de 2025 do projeto católico de universitários “Missão País”, com o lema “Não se perturbe o vosso coração”, vai levar até março cerca de quatro mil e 200 participantes, de 60 faculdades, a 73 localidades do país.
Na diocese do Porto destacam-se as Missões que decorreram em Castelo de Paiva, Arouca e Vila Meã, que contaram com a visita e acompanhamento do bispo do Porto em passagem pelas diferentes missões na companhia do diretor-adjunto do Secretariado Diocesano da Pastoral Universitária (SDPU), padre Luís Lencastre.
A “Missão País” é um projeto católico de universitários que tem como objetivo levar Jesus às Universidades e evangelizar Portugal através do testemunho da fé, do serviço e da caridade.
As missões de cada faculdade são lideradas por uma equipa de chefes, responsáveis pelo projeto na sua faculdade e por um grupo de 50 missionários. Decorrem ao longo de três anos em cada local, contemplando, no primeiro ano, o acolhimento, no segundo (havendo já mais confiança) a empatia mútua e no último ano a despedida, tanto para a localidade como para os missionários!
Durante o dia, dividem-se em pequenos grupos para prestar serviço à comunidade – animando os lares, as creches, as escolas e andando de porta em porta a levar alegria. A estes grupos chamam-se comunidades/valências. Um deles prepara um teatro para no fim ser apresentado à comunidade, como aconteceu no derradeiro dia no Cine-Teatro Raimundo Magalhães.
Ainda durante os dias da missão celebra-se missa diária, e realiza-se uma Vigília, na qual se procura transmitir ao local que recebe o grupo de jovens universitários um pouco das suas vivencias.
“O voluntariado e a oração permitem inspirar os jovens a uma vida com sentido, virada para os outros. Vivemos momentos de oração, de partilha e de muita animação, o que nos permite criar vínculos na fé e a ligação com outros”, referem a alguns jovens a propósito da experiência marcante que é a “Missão País”.