Acelerar o Norte Academia Digital

Projeto Acelerar o Norte lança Academia Digital

A CCP, a AEP, a AHRESP e a ACEPI – consórcio que gere o projeto Acelerar o Norte – lançaram a Academia Digital Acelerar o Norte, uma plataforma online, de acesso livre e gratuito, dirigida a pequenos empresários e colaboradores de micro, pequenas e médias empresas que procuram adquirir ou complementar os seus conhecimentos e competências na área digital.

O objetivo é que a Academia Digital Acelerar o Norte possa ser uma ferramenta útil à digitalização do negócio, visando principalmente as empresas beneficiárias do Acelerar o Norte, mas não só, e reforçando o compromisso do projeto com a capacitação digital do tecido empresarial da região.

Os conteúdos da Academia estão divididos em vários cursos, abrangendo temáticas como presença digital, posicionamento da marca online, criação de site, redes sociais para o negócio, vendas online ou obrigações legais na internet, entre outras. Cada curso está estruturado em vários módulos, com aulas em vídeo, materiais de apoio, infografias e casos práticos, que permitem aprofundar os temas abordados e ao ritmo de cada um. No final de cada módulo é possível testar os conhecimentos adquiridos com exercícios, que permitem revisitar os conceitos aprendidos e o nível de conhecimento adquirido. Ao concluir cada curso, o utilizador pode obter e descarregar um certificado de conclusão.

O acesso à Academia, já disponível, é feito a partir do site aceleraronorte.pt, mediante registo individual na plataforma. Os utilizadores registados podem aceder aos cursos todas as vezes que precisarem, a partir de qualquer lugar e sem um horário fixo.

O primeiro estudo conduzido pelo Acelerar o Norte, junto de mais de 600 micro, pequenas e médias empresas do Norte de Portugal, revelou que a falta de recursos humanos qualificados e o desconhecimento sobre novas tecnologias estão entre os principais desafios na transição digital apontados pelos empresários da região.

Para o consórcio que gere o projeto, “os problemas que o estudo identificou revelam uma necessidade clara ao nível do aumento das competências digitais, por isso acreditamos que este modelo de capacitação mais flexível será uma vantagem para a maioria das empresas, que tendo estabelecimento físico e equipas mais reduzidas têm muitas vezes menos disponibilidade horária.”

“O projeto está também, desde o ano passado, a promover ações de capacitação em várias localidades do Norte do país. Ao todo são mais de 200 workshops em regime híbrido, que agora ganham um importante complemento com a Academia Digital”, explicam as quatro associações que gerem o projeto Acelerar o Norte.

O Acelerar o Norte vai apoiar, até ao final de 2025, perto de 9 mil empresas com vouchers de até 2 mil euros em serviços digitais. No entanto, a expetativa é que, através das ações de sensibilização e de capacitação que o projeto está a realizar, e agora com a Academia Digital, seja possível impactar mais de 50 mil comerciantes, empresários e colaboradores de micro, pequenas e médias empresas da região Norte, contribuindo para a melhoria da maturidade digital do ecossistema empresarial da região.

“O apoio à implementação de novas tecnologias e de novos processos é fundamental para garantir a transição digital das empresas, no entanto, para a sua operacionalização no dia-a-dia, é fundamental que os recursos humanos destas empresas possuam as ferramentas e competências necessárias para garantir que a transição não se fica pela aquisição das tecnologias, mas é, de facto, aplicada na prática”, conclui o consórcio que gere o Acelerar o Norte.