2025: PS PSD indicam candidatos

PS e PSD indicam candidatos à Câmara Amarante

Américo Paulo Ribeiro, atual presidente da Junta da União de Freguesias de Amarante (S. Gonçalo), Madalena, Cepelos e Gatão, foi anunciado como candidato do Partido Socialista à Câmara Municipal de Amarante. Também o PSD de Amarante confirmou, após reunião de plenário militantes da concelhia local, António Jorge Ricardo, atual vice-presidente do município, como cabeça de lista, mantendo o acordo com o CDS, da Coligação Afirmar Amarante nas eleições autárquicas deste ano.

Anunciado como candidato do PS à Câmara de Amarante em meados do mês de janeiro, Américo Paulo Ribeiro, assume, como prioridade da sua candidatura, o combate à crescente perda de população, contrariando esta tendência com políticas de emprego e habitação.

Para Américo Paulo Ribeiro, só atraindo mais empresas, para criar trabalho, e mais casas para a população é que vai ser possível evitar que as pessoas continuem a deixar um concelho que perdeu cerca de 4.000 habitantes numa década.

Garantir mais emprego, criando condições e atratividade para que as empresas se possam instalar no concelho de Amarante, será a prioridade do candidato socialista, que, ao mesmo tempo, defende ser preciso reduzir o tempo de espera no licenciamento urbano e das empresas.

Em entrevista à Agência Lusa, o candidato do PS considera que “Amarante tem de ser mais atrativo para atrair empresas. Faltam infraestruturas, quando há concelhos vizinhos, como Lousada, mais avançados nesse domínio”.

Américo Paulo Ribeiro, tem 59 anos, é contabilista e autarca de freguesias socialistas desde 1997, primeiro em Cepelos e desde 2021 na cidade, também pelo PS, liderando uma junta que representa mais de 11 mil eleitores.

Do lado do PSD, liderando a candidatura da Coligação Afirmar Amarante (PSD/ CDS-PP), foi confirmado o nome de António Jorge Ricardo. Votado por unanimidade na assembleia de militantes do PSD, realizada a 24 de janeiro, António Jorge Ricardo, atual vice-presidente da Câmara e presidente da Comissão Política do PSD, está formalmente indigitado como candidato a presidente da Câmara Municipal de Amarante.

Nas palavras que dirigiu aos presentes assumiu que “esta é, sem dúvida, a maior honra” da sua vida, sublinhando que é com muito orgulho e com grande sentido de responsabilidade que aceita a indigitação e que avança para este desafio “com muita energia e toda a determinação, por Amarante”.

Os muitos militantes que usaram da palavra destacaram, fundamentalmente, a capacidade, o empenho, a visão e o espírito de dedicação à causa pública que faz, assim, de Jorge Ricardo o perfil certo para dar continuidade ao trabalho desenvolvido ao longo destes 12 anos pela Coligação Afirmar Amarante.

Presente na sessão, José Luís Gaspar deu nota da sua “enorme satisfação por ver o Partido unido, forte e comprometido” numa transição que considera “natural e justa”. O atual presidente da Câmara fez questão de reafirmar, perante o plenário, o seu “total apoio ao candidato mais bem preparado e com os valores e as motivações certas” para assumir a liderança da governação de Amarante.

António Jorge Ricardo, licenciado em administração de empresas e contabilidade, tem 52 anos, e foi presidente da Junta de Freguesia de Vila Caiz, durante 12 anos, integrando no atual mandato o executivo municipal e assumindo o cargo de vice-presidente do município.

A Câmara de Amarante é liderada há três mandatos pela coligação PSD/CDS, mas é o PS, oposição no executivo municipal, que lidera as duas maiores juntas de freguesia do concelho: Amarante e Vila Meã.

Note-se que as eleições autárquicas deverão decorrer entre 22 setembro e 14 outubro de 2025.