O Solar dos Magalhães, em Amarante, abriu as portas, na sexta-feira, dia 13 de dezembro, para uma visita guiada intitulada “De Solar a espaço museológico”.
A iniciativa do Município de Amarante pretendeu oferecer uma oportunidade única para conhecer a história e o futuro deste espaço emblemático.
Após a visita, foi possível assistir ao concerto do aclamado pianista checo Ivo Kahánek, num concerto inserido no projeto Czech Dreams, promovido pela cidade criativa de Brno, no âmbito da Rede das Cidades Criativas da UNESCO.
Ivo Kahánek, reconhecido como um dos pianistas mais talentosos da sua geração, é elogiado pela sua profundidade emocional e pela ligação única que cria com o público. Especialista em repertório romântico é também reconhecido como um intérprete especializado da música checa. Kahánek já atuou com orquestras de renome, como a Filarmónica de Berlim e a Sinfónica da BBC, e sob a direção de maestros prestigiados como Sir Simon Rattle. Em Amarante, o pianista apresentou algumas obras de compositores como Dvořák, Janáček e Martinů.
Refira-se que projeto Czech Dreams é o evento mais extenso do Ano da Música Checa 2024 no estrangeiro, celebrando o 200º aniversário do nascimento de Bedřich Smetana, e levando a música checa ao público global através de uma série de mais de 80 concertos em quase 60 cidades de 20 países europeus.
Este projeto único destaca a herança cultural checa, apresentando artistas checos notáveis e centrando-se em locais regionais com forte significado cultural.
Amarante foi uma das cidades contempladas, recebendo assim o Czech Dreams que a cooperação internacional e celebra a música como uma linguagem universal de união entre as nações.