O Banco Alimentar do Porto concluiu com sucesso a sua última campanha de recolha de alimentos do ano, realizada no fim de semana de 30 de novembro e 1 de dezembro, angariando um total de 409 toneladas de bens alimentares. A ação, que contou com a participação de mais de 6.500 voluntários, reforça o espírito de solidariedade e união da comunidade do Distrito do Porto.
Dos milhares de voluntários que participaram, cerca de 5 mil estiveram presentes em 362 super e hipermercados, incentivando as doações diretamente junto dos consumidores. No armazém do Banco Alimentar, em Perafita, Matosinhos, totalizaram-se 1.547 voluntários ao longo dos dois dias de campanha.
Já no domingo de manhã, o armazém recebeu a iniciativa “Manhã da Criança”, que envolveu 226 crianças entre os seis e os 14 anos.
Este momento especial proporcionou aos mais novos a oportunidade de participar no esforço solidário, ensinando-lhes a importância de ajudar o próximo desde cedo.
Os alimentos mais doados foram massa, arroz e leite, itens essenciais para as famílias apoiadas pela rede do Banco Alimentar, que chegarão agora às Instituições parceiras e a milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade.
“O sucesso desta campanha reflete a extraordinária generosidade da nossa comunidade, mesmo num contexto desafiante como o atual. Cada contribuição tem um impacto imenso na vida das famílias que dependem deste apoio”, afirma Bárbara Barros, presidente do Banco Alimentar do Porto.