Animação de Natal

Animação de Natal com diversas iniciativas no comércio local em Vila Meã

A Associação Empresarial de Vila Meã, imbuída do espírito natalício, está a dinamizar um conjunto de iniciativas, que pretende envolver as pessoas com momentos de entretenimento, diversão, animação cultural e musical, capaz de atrair mais atenção e movimento para o comércio local em Vila Meã.

Esta dinâmica de Natal, que conta com o apoio da Câmara de Amarante, pretende incentivar o consumo no comércio local, proporcionando diversas ações de entretenimento e animação com passagem pelas freguesias de Vila Meã, Mancelos, Travanca e Vila Caiz.

O Natal na Linha Encantada apresenta na Casa do Pai Natal, no Largo da Feira, animação com duendes, mascotes, música, desfile de motas, mas também as dinâmicas do sacos de prendas, concurso de montras de natal, desafio encontra a peça. É um tempo favorável que promete muita diversão e alegria para que, nestes dias que antecedem o Natal, se possam animar todos quantos optarem por fazer as suas habituais compras de Natal no comércio local.

Entre as diversas atividades programadas destaque para a emocionante chegada do Pai Natal que, na tarde do dia 12 de dezembro, percorreu, a bordo de um carro clássico, diversas escolas do concelho de Amarante. Na passagem pelas escolas foram distribuídos postais de Natal, convidando as crianças a colorir e a escrever a sua mensagem ao Pai Natal. Refira-se que, nesta dinâmica dos postais de Natal, é proposto que posteriormente possam ser entregues na Caixa de Correio da Casa do Pai Natal, em Vila Meã.

Destaque ainda para a abertura da Casa do Pai Natal, no dia 14 de dezembro. A Casa do Pai Natal este ano foi instalada no Largo da Feira, em Ataíde, Vila Meã, próximo do Externato de Vila Meã e da Árvore Luminosa, reforçando assim a proximidade com a envolvente comercial da vila. Ao longo destes dias, o Pai Natal tem estado na Casa para receber as crianças e oferecer Vales Prenda com ofertas e descontos nas lojas aderentes do comércio local.

No âmbito das iniciativas de dinamização e apoio ao comércio local, a Câmara Municipal de Amarante, em parceria com a Associação Empresarial de Vila Meã e a Associação Empresarial de Amarante, lançou uma campanha de apoio ao comércio local. “Viva o Natal, Partilhe a Magia do Comércio Local”, é o mote da iniciativa que promete dinamizar as compras no comércio tradicional e incentivar os munícipes a apostar nos estabelecimentos locais. Esta campanha decorre até 31 de dezembro.

Por cada 20 euros de compras nos estabelecimentos aderentes, os clientes têm direito a códigos de participação para sorteios semanais, que decorrerão nos dias 9, 16 e 23 de dezembro e a 2 de janeiro de 2025. No total, serão atribuídos 200 prémios, no valor de 50 euros cada, sob a forma de cartões que poderão ser utilizados em compras nos estabelecimentos locais aderentes entre 3 de janeiro e 28 de fevereiro de 2025.

Aproveite o espírito desta quadra natalícia e venha viver, com alegria e aquele entusiasmo que o Natal proporciona, momentos agradáveis, embarcando na “Linha Encantada” do comércio de proximidade em Vila Meã, Mancelos, Travanca e Vila Caiz!

Casa do Pai Natal é paragem obrigatória no Largo da Feira em Vila Meã

A Casa do Pai Natal de Vila Meã, instalada no Largo da Feira, inaugurou-se a 14 de Dezembro e é paragem obrigatória na dinâmica “Natal na Linha Encantada” de dinamização comércio local, promovida pela Associação Empresarial de Vila Meã, com o apoio da Câmara de Amarante.

A chegada do Pai Natal contou com um canhão de neve, a Mãe Natal e outras personagens do imaginário infantil que encantaram os mais pequenos que passaram pela casinha instalada no centro da vila. O momento festivo contemplou cânticos de natal, interpretados pela Tuna da Universidade Sénior de Amarante – Pólo de Vila Meã na presença do vice-presidente da autarquia amarantina, Jorge Ricardo, e do secretário da Junta de Freguesia de Vila Meã, Luís Coelho.

A Casa do Pai Natal é uma das iniciativas da Linha Encantada promovida pela AE Vila Meã com o apoio do Município de Amarante para a promoção do comércio local nesta época natalícia a par da dinamização do território. As diversas iniciativas estão a decorrer com o saco de prendas, montras de natal, vouchers de compra no comércio local ou encontra a peça, para que os vilameanenses também se envolvam na promoção da sua vila.

“Hoje temos aqui magia com o Pai Natal a chegar a Vila Meã para delícia e entusiasmo das crianças. Esta é uma campanha que privilegia a compra no comércio local para incentivar as pessoas a comprar no comércio de proximidade e assim também dar um sinal claro de valorização do nosso território”, enalteceu o vice-presidente da autarquia, Jorge Ricardo.

“Esta é a época perfeita para se promover o comércio e os comerciantes têm bem essa noção. Sabemos que a concorrência é grande mas qualquer centro que não tenha comércio perde vida”, considera.

Uma campanha apoiada também pela junta de freguesia de Vila Meã que vê com bons olhos todas as iniciativas que trazem mais dinâmica, movimento e vida ao centro da vila.

“Para nós é bastante importante, até porque sabemos da concorrência que enfrentam os comerciantes e tentamos combater isso. Para a nossa vila é fundamental manter a circulação de pessoas nas ruas e a compra no comércio local e por isso apoiamos com todo o gosto esta iniciativa”, referiu Luís Coelho, secretário da Junta de Freguesia de Vila Meã.

Já o presidente da AEVM, Geraldino Oliveira, recorda que a associação sempre se empenhou em promover o território e os seus comerciantes.

“Nós já fazemos esta iniciativa há alguns anos, temos aperfeiçoado o que levamos a cabo e este ano quisemos estar presente no Largo da Feira com a Casa do Pai Natal, a fim de estar perto dos comerciantes desta zona”, comentou.

“Toda a vila está decorada, temos inúmeras iniciativas que visam a promoção do comércio local a decorrer e convido todos a participar. A população vilameanense adere e participa, mas, como em todos os anos, reforço o apelo para que usufruam das atividades e comprem local”, conclui.

A Casa do Pai Natal estará de novo aberta dias 21, 22 e 23 de Dezembro das 15H às 20H. Refira-se que a presença do Pai Natal na Casa, instalada no Largo da Feira em Vila Meã, pretende assinalar de modo festivo este tempo de Natal e assim atrair mais atenção, entretenimento e movimento para o comércio tradicional, incentivando as pessoas a consumir na proximidade dos estabelecimentos locais.