A Terra Treme

Município de Amarante aderiu à iniciativa “A Terra Treme”

O Município de Amarante aderiu à iniciativa “A Terra Treme”, numa ação de sensibilização em que a população é desafiada a executar o exercício “A terra treme – BAIXAR, PROTEGER E AGUARDAR”.

Tratou-se de uma iniciativa de sensibilização para o risco de sismo, coincidindo, este ano, com o Dia Mundial de Sensibilização para o Risco de Tsunami. À semelhança de anos anteriores, o Município de Amarante, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, associou-se a esta atividade, sensibilizando a população para a importância de comportamentos simples a adotar em caso de sismo e que podem salvar vidas.

A ação decorreu durante 1 minuto, e os participantes executaram os 3 gestos de autoproteção: Baixar – Proteger – Aguardar.

BAIXAR-SE sobre os joelhos, uma posição que evita a queda; PROTEGER a cabeça e o pescoço com os braços e as mãos, procurando abrigar-se, se possível colocando-se sob uma mesa resistente e segurar-se firmemente a ela; AGUARDAR até que a “terra pare de tremer”.

Promovido pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), em parceria com diversas entidades públicas e privadas, este projeto enquadra-se nos objetivos da Estratégia Internacional para a Redução de Catástrofes das Nações Unidas.