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Encaminhamento para atendimento na urgência passa a ser feito pelo SNS 24

O modelo de triagem do serviço de urgência passa a ser feita pela linha SNS 24, que encaminha os utentes para o centro de saúde ou para o serviço de urgência, informa a Unidade Local de Saúde do Tâmega e Sousa.

Neste novo modelo e a partir de agora, antes de se deslocarem ao hospital para qualquer tipo de urgência, os utentes têm de contactar a linha SNS 24 (808 24 24 24), passando o sistema de orientação a ser realizado através da linha SNS 24, em que conforme a gravidade, encaminha para autocuidados, para o centro de saúde ou para o serviço de urgência.

Note-se que, esta mudança permite que os serviços de urgência fiquem mais disponíveis para as verdadeiras urgências.

O SNS 24, Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde, através do Serviço de Triagem, Aconselhamento e Encaminhamento, é responsável por avaliar e orientar os cidadãos perante um problema de saúde não emergente/urgente (por exemplo, tosse e febre). Ou seja, através do contacto telefónico é feita a triagem de acordo com a situação clínica e o respetivo encaminhamento para o nível de cuidados adequado – autocuidados, cuidados de saúde primários, serviços de urgência, INEM ou Centro de Informação Antivenenos.

O SNS 24 oferece, ainda, um conjunto de serviços não clínicos (administrativos e informativos) que lhe permite resolver problemas relacionados com a saúde, sem necessidade de se deslocar aos cuidados de saúde primários ou ao hospital.