Esta quarta-feira, 27 de novembro, o Município de Amarante, em parceria com a GNR, promoveu uma ação de sensibilização junto da população, no âmbito da X edição da Campanha Amarante de Igual para Igual. Durante a manhã, foram distribuídos simbolicamente sacos com a mensagem “Não carregue o peso do silêncio. Procure ajuda!”, com o intuito de alertar para a importância de pedir ajuda e de apoiar quem sofre de qualquer tipo de violência. A iniciativa também divulgou os serviços de apoio às vítimas de violência doméstica, disponibilizados pelo Gabinete Bem-me-quer da autarquia e da GNR de Amarante.

O espetáculo, apresentado pela companhia regional Jangada Teatro, que reflete sobre temas como igualdade, violência de género e violência doméstica, foi especialmente concebido para incluir referências culturais dos 11 municípios que integram a CIM do Tâmega e Sousa.
A manhã incluiu ainda uma sessão informativa da CPCJ de Amarante, dedicada aos direitos das crianças, como forma de assinalar a Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança. Foram também distribuídos os “cubos dos afetos”, uma ferramenta educativa para explorar nas escolas a temática dos direitos das crianças.

O vice-presidente da Câmara Municipal e vereador com o pelouro do Desenvolvimento e Coesão Social, Jorge Ricardo, destacou o compromisso do município no combate à violência, garantindo que “Através desta atividade pretendemos reforçar o trabalho de parceria entre estas entidades no apoio a vítimas vulneráveis, incluindo idosos e vítimas de violência doméstica. O Município de Amarante está empenhado em combater este flagelo que a todos diz respeito: a violência. Queremos alertar e consciencializar a sociedade civil para a necessidade de denunciar este crime e demonstrar que as pessoas não estão isoladas, não precisam, nem podem carregar este peso sozinhas.”

Até final do mês de janeiro, o Gabinete Bem-me-quer e a GNR de Amarante estão simultaneamente a realizar ações de prevenção da violência no namoro a todos os alunos do 10.º ano do ensino profissional e regular.
O Gabinete Bem-me-quer assegura o atendimento, apoio e encaminhamento de vítimas de violência doméstica, avaliando o risco, promovendo planos de segurança e capacitando as vítimas para superarem os impactos da violência. Este serviço pode ser procurado diretamente pelas vítimas ou através do encaminhamento por instituições parceiras.
Com estas iniciativas, o Município de Amarante reafirma o seu compromisso com a igualdade, a não discriminação e o combate à violência, sensibilizando e capacitando a comunidade para um futuro mais justo e inclusivo.
QUER RECEBER O NOSSO JORNAL?
Ao assinar a nossa newsletter iremos enviar todos os meses as notícias da atualidade local e do concelho



