Estratégias e boas práticas para a promoção da inclusão de pessoas com deficiência e incapacidade no mercado de trabalho foi o mote para o debate e um conjunto de partilhas, proporcionadas ao longo do dia, durante um seminário promovido pelo Centro de Recursos Local da Cercimarante, no Auditório do Instituto Empresarial do Tâmega (IET), em Amarante.
A diretora executiva da Associação Empresarial de Vila Meã, Rosário Meneses, acompanhada do presidente da Associação Empresarial de Amarante, Bruno Costa, moderaram o quinto e último painel deste seminário, que abordou o tema “Casos de Sucesso e experiências inspiradoras”, concluindo um dia de debate e reflexão, na sexta-feira, dia 11 de outubro. Neste painel os intervenientes abordaram dificuldades e barreiras na integração profissional das Pessoas com Deficiência ou Incapacidade (PDCI).
Note-se que, o painel contou com as intervenções de Paula Carvalho, do Departamento Financeiro / Recursos Humanos da empresa Vialsil Group; Carla Silva, Diretora Técnica do Centro Paroquial – Casa da Sagrada Família de Penafiel; Carlos Janeiro, Sócio-gerente da empresa Leite & Janeiro, Oficina e Pneus Lda.; Sónia Coelho, Sócio-gerente da empresa Industrial de Gatão – Móveis e Urnas funerárias Lda.; Joana Cardoso – a frequentar um programa de Emprego Apoiado em Mercado Aberto, na Biblioteca Municipal de Baião; Pedro Pinho, inserido com contrato de trabalho na Industrial de Gatão – Móveis e Urnas funerárias Lda., e Ana Isabel Eliseu, inserida com contrato de trabalho, Restaurante Estrada Real.
Um assunto de grande importância numa sociedade que se deseja inclusiva e numa realidade empresarial e de empregabilidade a que devemos ser sensíveis, nomeadamente quando, segundo notícia recente do Semanário Expresso, “60% das empresas falham integração de pessoas com deficiência”.
A sessão de abertura esteve a cargo do presidente do Conselho de Administração da Cercimarante, Rui Chantre; do vice-presidente do Município de Amarante, Jorge Ricardo; do presidente do Instituto Nacional para a Reabilitação (INR), Rodrigo Ramos, e o vice-presidente da Associação Empresarial de Portugal, Luís Ceia.
Ao longo do dia abordou-se e debateu-se a importância da empregabilidade das pessoas com deficiência e incapacidade, boas práticas de inclusão, desenvolvimento de competências, sensibilização e combate ao preconceito.
Destaque-se também a atuação do Grupo de Expressão Dramática do Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI), da Cercimarante, intitulada “Freedom”, e que contou com a participação de clientes e colaboradores/as deste serviço.