A histórica Casa das Lérias, em Amarante, acaba de lançar novas lérias com a assinatura dos chefs Miguel Rocha Vieira e Ricardo Tiago. Inspirados no tradicional doce conventual, tão típico da cidade, os chefs juntaram sabores portugueses para a conjugação arrojada que apresentaram a 3 de julho, e que desde então estão disponíveis na cafetaria do Hotel Casa das Lérias.
São cinco novos sabores (Vinho do Porto, citrinos, maçã e canela, cacau e especiarias) que a dupla de chefs apostou para “levar Amarante ao mundo e promover as coisas boas que aqui se fazem”, referiu-nos o chef Miguel Rocha Vieira.
“Respeitando a tradição da doçaria conventual portuguesa, tão rica e completa, desenvolvemos com imaginação e criatividade cinco novas propostas capazes de agradar a vários perfis, do mais intenso ao mais aromático”, explica Miguel Vieira.
O intuito inicial era introduzir ingredientes nacionais e por isso a Maçã de Alcobaça, os citrinos do Algarve e o Vinho do Porto serem ingredientes especiais e quase obrigatórios.
“O nosso principal desafio foi conseguir opções leves, equilibradas e com a mesma textura, humidade e cremosidade das Lérias clássicas, que todos já conhecem”, comenta o Chef pasteleiro, Ricardo Tiago.
Foram seis meses a testar para finalmente encontrar este resultado.
“No foco de respeitar a léria tradicional, conseguimos trazer algo diferente, mas com a suculência, crocância e a riqueza da sua massa original”, revela, confiante que o resultado irá de encontro às expectativas.
Bárbara Rola