Linha do Douro

IP avança com investimentos na modernização da Linha do Douro

No âmbito dos programas Ferrovia 2020 e PNI 2030, a Infraestruturas de Portugal está a desenvolver um conjunto de projetos que pretendem dotar a Linha do Douro dos mais modernos sistemas de controlo, comando e sinalização interoperáveis e de tração elétrica em toda a sua extensão, criando uma infraestrutura ferroviária moderna, mais segura, com maior capacidade e sustentável ao serviço da mobilidade das populações da região.

Os investimentos previstos contemplam a eletrificação e modernização do troço Régua – Pocinho e a reabilitação e reabertura do troço Pocinho / Barca D’Alva. A modernização da Linha do Douro contempla igualmente a instalação de Sinalização eletrónica, incluindo o sistema de Controlo Automático de Velocidade/ ATP e Automatização de Passagens de Nível. Esta sinalização será compatível com o sistema ferroviário de interoperabilidade de comboios transeuropeu, bem como o sistema de telecomunicações GSM-R, que servirá de suporte às comunicações dos outros sistemas a instalar.

A concretização deste vasto conjunto de intervenções irá assegurar aos utilizadores da Linha do Douro um serviço de transporte público mais eficiente, rápido, seguro e ambientalmente sustentável.