O projeto Verde Sentido da Associação de Municípios do Douro e Tâmega (AMDT) em parceria com a Associação Empresarial de Amarante marcou presença, pela primeira vez, na Festa Amarantina que decorreu, a 6 de julho, na cidade de Amarante.
O projeto apresentou-se no evento por forma a dar a conhecer o Roteiro Enogastronómico “Verde Sentido”, que se destaca pela qualidade do Vinho Verde dos Concelhos de Amarante, Baião, Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto, Marco de Canaveses, Mondim de Basto e Resende.
A AMDT conta com o apoio de 14 produtores que integram o Verde Sentido, designadamente: Adega dos Leões; AJTS; Casa da Tojeira; Casa das Hortas; Casa de Vilacetinho; Casa Santa Eulália, Manhufe/dos Santos; EPAMAC-Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural do Marco de Canaveses; EPFMCB-Escola Profissional de Fermil; Quinta da Palmirinha; Quinta da Raza; Quinta da Samoça; Quinta do Beiral e Vinhos Manuel Pinheiro/ Val de Luzes.
Refira-se que, a verba apurada reverteu para a Associação A Terra dos Homens, instituição de solidariedade social sediada em Amarante, que tem como objetivo acolher crianças e jovens.
A entrega do valor de trezentos e cinquenta euros à instituição foi feita pelo Vice-Presidente do Município de Amarante, António Jorge Ricardo e do Secretário-Geral da AMDT, Ricardo Magalhães.
Para a presidente do Conselho Diretivo da AMDT, Cristina Vieira, esta ação tem um cariz promocional e simultaneamente social, “promove-se a marca Verde Sentido, única na região dos Vinhos Verdes e apoia-se uma IPSS do território do Douro e Tâmega. A doação resultante da participação na Festa Amarantina será rotativa pelos municípios associados da AMDT, seguindo o critério alfabético. A escolha da instituição cabe aos municípios, pelo que se inicia com uma instituição de Amarante que faz um trabalho exemplar e tão necessário de apoio às crianças e jovens de famílias desprotegidas”.
A Festa Amarantina serviu de montra de divulgação do Roteiro Enogastronómico Verde Sentido, que reúne mais de meia centena de parceiros do setor do turismo (alojamento, restauração, experiências de lazer e produtores de vinho verde).