A Diocese do Porto publicou hoje as nomeações do seu Bispo Dom Manuel Linda para as paróquias desta diocese compreendendo o ano pastoral 2024/2025.
Assim e na Vigararia de Amarante o Pe. Carlos Mauricio Llivisaca, foi nomeado Vigário Paroquial de Canadelo (S. Pedro), Olo (S. Paio), Sanche (Stº Isidoro) e Vila Chã do Marão (Stº Estêvão), mantendo os restantes múnus como pároco de Fridão, Lufrei e Rebordelo. Enquanto que o Pe. Célestin Bizimenyera, é nomeado Vigário Paroquial de Fridão (S. Faustino), Lufrei (Divino Salvador) e Rebordelo (Nª Srª das Neves), mantendo os restantes múnus como pároco de Canadelo, Olo, Sanche e Vila Chã do Marão.
O Pe. Gerardo Alberto Comayagua, foi dispensado do múnus de pároco de Sobretâmega (Stª Maria), da Vigararia de Marco de Canaveses, mantendo-se como pároco de Banho e Carvalhosa e vigário paroquial de Ataíde, Oliveira, Real, e Travanca, em Amarante.
Na Vigararia do Marco de Canaveses o Pe. Adrián Javier Paucar, foi nomeado pároco de Sobretâmega (Stª Maria), Tabuado (Divino Salvador) e Várzea de Ovelha e Aliviada (Stº André). Natural de Cuenca, Equador, o jovem padre Adrián frequentou o seminário Redemptoris Mater e foi ordenado presbítero no passado dia 14 de Julho pelo Bispo do Porto, Dom Manuel Linda.
Ainda nesta vigararia o Pe. António Meireles Matos, foi dispensado do múnus de Pároco de Várzea de Ovelha e Aliviada (Stº André), mantendo o restante múnus como pároco de Folhada.
O Pe. Hermínio Bernardo Pinto, vigário da Vara de Marco de Canaveses, foi dispensado do múnus de pároco de Tabuado (Divino Salvador), mantendo os restantes múnus como pároco de Fornos, Mesquinhata, Paredes de Viadores e Soalhães.
Note-se ainda que o Diácono Permanente António José Abreu, foi dispensado do múnus pastoral na paróquia de Sobretâmega (Stª Maria), nomeado para exercer o ministério diaconal na Paróquia de Santo Isidoro, na Vigararia de Marco de Canaveses, mantendo os restantes múnus nas paróquias de Ataíde, Banho, Carvalhosa, Fregim, Louredo, Mancelos, Oliveira, Real, Travanca e Vila Caiz, Constance e Toutosa sob a orientação dos respetivos párocos.
Para a vigararia do Marco o Bispo do Porto nomeou o Diácono Filipe das Neves Gonçalves, para exercer o ministério diaconal nas paróquias de Banho (Stª Eulália), Carvalhosa (S. Romão), Constance (Stª Eulália), Toutosa (Stª Cristina) e Santo Isidoro.
Para a vigararia de Castelo de Paiva-Penafiel foram nomeados dois dos sacerdotes ordenados pelo Bispo do Porto, no passado dia 14 de julho, na Sé do Porto. Assim Pe. David Samuel Laranjeira, natural de Almada, será o novo pároco de Galegos (Divino Salvador), Rans (S. Miguel) e Valpedre (S. Tiago Maior), enquanto o Pe. Pedro Joaquim Teixeira, natural de Agilde, Celorico de Basto, será o novo pároco de Paredes (S. Miguel), Pinheiro (S. Vicente), Portela (S. Paio) e Rio de Moinhos (S. Martinho).
Referir ainda que o jovem Pe. Edgar Manuel Leite, natural de Sendim, concelho de Felgueiras, foi dispensado, a seu pedido, do múnus de pároco de Lamoso (Stª Maria), Penamaior (Divino Salvador) e Sanfins de Ferreira (S. Pedro), da vigararia de Paços de Ferreira.
“Seja qual for o múnus que se lhe confie, o sacerdote é sempre o agente da adaptação das estruturas à realidade e às possibilidades do momento, para que o Povo de Deus seja evangelizado, não lhe faltem os sacramentos e se incremente a caridade. É ele quem fomenta a unidade ou comunhão da diversidade, quem favorece a participação e dispõe à missão, aliás, de acordo com o seu próprio exemplo. Por isso, assenta-lhe perfeitamente o tema do Sínodo a decorrer: “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”, refere D. Manuel Linda numa nota pastoral publicada esta quarta-feira no site da Diocese do Porto.
“O Clero desta Diocese do Porto tem-se revelado disponível, solícito e favorecedor de uma eclesiologia de comunhão que se traduz no incremento de todos na vida da Igreja e que a Igreja se constitua como verdadeiro lar materno para todos. Nesta época em que faltam sacerdotes para atender às muitas solicitações, apraz-me registar a enorme boa vontade de quantos foram contactados e a sua disponibilidade para uma coordenação em ordem a um sempre maior serviço ao Povo de Deus, já no presente e a pensar no futuro próximo. Eu mesmo e, certamente, toda a Diocese, estamos-lhes muito agradecidos”, complementa o Bispo do Porto.