Completou os 25 anos de existência a 10 de junho deste ano. A Rádio Região de Basto (RRB), sediada em Celorico de Basto, é atualmente uma marca sólida na região como órgão de comunicação local com uma imagem de confiança.
A marcar a data, além da habitual festa da rádio no dia de Portugal, este ano a equipa RRB realizou uma exposição de fotografia e do espólio privado da rádio, abrindo-se ao público. A Casa da Terra, em Celorico de Basto, foi o local escolhido para acolher a exposição que agora se pretende levar a outros locais.
“Quisemos abrir o espólio da rádio ao público, mas também mostrar a evolução que houve em termos de material de trabalho. Os bens da rádio, como material de trabalho, lembranças, troféus, distinções, que até a nós nos mostrou o caminho que já percorremos”, revelou o diretor.
Fernando Machado é o rosto da direção da rádio. O amarantino, natural de Figueiró – Santa Cristina, é há 25 anos animador do programa das Manhãs e lidera a equipa da RRB com a missão de continuar a construir um caminho de trabalho digno e fiel aos princípios que se rege uma rádio de inspiração cristã.
“Tive a honra de ser convidado há 25 anos para fazer parte deste projeto. Estar cá hoje, é ter a certeza que foi a melhor decisão”, afirma, com a certeza e vontade de continuar no caminho do trabalho que abraçou ainda muito jovem.
“Construímos uma verdadeira família no trabalho, criamos uma identidade própria com dedicação e competência. A proximidade com as pessoas é muito importante para esta equipa”, lembra.
Os desafios atuais de uma rádio local, com toda a evolução tecnológica e digital é enorme, o que nem sempre é acompanhado com a custo financeiro necessário para estar na vanguarda, mas o diretor considera que “apesar da equipa ser pequena, o compromisso em fazer bem e considerar o ouvinte são a base destes anos de trabalho”.
“Lembro-me que foi um início muito difícil, muitos obstáculos para ultrapassar, como a falta de recursos humanos qualificados na área de rádio e jornalismo, dificuldade económicas enormes num concelho na altura pouco desenvolvido, péssima cobertura hertziana devido às primeiras instalações, falta de meios técnicos, uma péssima cobertura de rede móvel no local de trabalho”, conta.
“O que somos hoje é o resultado de todas as dificuldades pelo que passamos. Por isso, queremos continuar a crescer”, afiança.
A equipa é atualmente constituída por Cristina Machado, também natural de Figueiró – Santa Cristina, António Augusto, de Fregim, Bárbara Rola, de Vila Meã, Daniela Oliveira, natural de Baião, Vânia Teixeira, de Gondar e ainda Catarina Alves, de Celorico de Basto. São comunicadores da região que se fundem nas ondas desta rádio local e são levados a todo o mundo.
“Temos uma grande comunidade de emigrantes connosco pois a rádio local continua a ser o meio mais genuíno para ter sempre a terra natal por perto”, ressalva Fernando Machado.
O slogan da RRB ”Para nós o mais importante são as pessoas”, não é apenas uma frase bonita mas é realmente para quem trabalhamos.
“Profissionalismo, honestidade e competência, foi o caminho escolhido em detrimento do sucesso fácil a qualquer preço e o facto de termos colaboradores desta vasta região consolida o projeto pelo qual sonhei”, destaca o diretor.
Olhando para o futuro, a equipa da RRB gosta de pensar que o melhor ainda está para vir: “Acreditamos num futuro risonho, queremos continuar a marcar a diferença, sempre ancorados nos valores que nos trouxeram até aqui”.
“Temos a noção de que a sociedade precisa da rádio local, precisa de gente como nós, que não tem receio de falar ao mundo”, conclui.
A Rádio Região de Basto é propriedade da Bastomédia, Produções de Rádio e Espectáculos, Lda. desde 1999. Sedeada no concelho de Celorico de Basto, é uma rádio local generalista de Inspiração Cristã.
Site – www.radioregiaodebasto.com
Facebook – Rádio Região de Basto
Instagram – radioregiaodebasto
Youtube – BastomediaTV