rede europeia ePLANET

CIM do Tâmega e Sousa participa em visita de estudo da rede europeia ePLANET

A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Tâmega e Sousa visitou o projeto-piloto que está a ser dinamizado pelo Governo Provincial de Girona, na região da Catalunha, Espanha, no âmbito da rede europeia de promoção da transição energética ePLANET – European public local authorites’ network for driving the energy transition [ePLANET – Rede europeia de autoridades públicas locais para a transição energética], uma rede da qual a CIM do Tâmega e Sousa faz parte desde 2022, e que integra 17 parceiros de 10 países – Alemanha, Bélgica, Bulgária, Espanha, França, Grécia, Irlanda, República Checa, Roménia e Portugal. A representar a CIM do Tâmega e Sousa nesta visita, que decorreu nos dias 15 e 16 de abril, estiveram os chefes das equipas multidisciplinares das áreas do ambiente e das compras públicas, Manuela Alves e Mário Júlio, respetivamente.

O programa da visita incluiu dois projetos de referência ao nível da eficiência energética implementados por entidades públicas daquela província espanhola em edifícios públicos – a Fábrica Pagans, em Celrà, e o Pavilhão Municipal de Begur.

Além de casos de sucesso na província de Girona, estes dois exemplos revestem-se de interesse para outras regiões europeias, nomeadamente para a região do Douro, Tâmega e Sousa, pelo seu potencial de replicabilidade no nosso território.

A rede ePLANET tem como foco a transição energética no setor público através da coordenação entre as autoridades locais e regionais na implementação de medidas neste âmbito. O projeto visa, igualmente, a implementação de um novo modelo para a governação de clusters para a transição energética assente numa plataforma digital para partilha de informações que, pelo seu elevado grau de replicabilidade e adaptabilidade, pode servir de apoio à tomada de decisões pelas autoridades públicas de distintos países e regiões europeias no quadro da transição energética.