O projeto Acelerar o Norte nasce para apoiar os empresários do comércio, dos serviços e da restauração e similares do Norte de Portugal a capacitar os seus negócios para a economia digital, aumentando a competitividade do tecido económico local e projetando o Norte em direção ao futuro digital.
O projeto é dirigido a micro, pequenas e médias empresas (PME) do comércio, dos serviços pessoais e da restauração e serviços da região Norte.
As atividades elegíveis são o comércio e reparação de automóveis e motociclos (CAE 45), o Comércio por grosso (CAE46), o comércio a retalho (CAE 47), a restauração e similares (CAE 56), as agências de Viagens e operadores turísticos (CAE 79), a reparação de computadores e de bens de uso pessoal (CAE 95) e outras atividades de serviços pessoais (CAE 96).
Com o objetivo de criar 16 Aceleradoras de Comércio Digital na região, o projeto vai apoiar os comerciantes e empresários desta região com ferramentas gratuitas de diagnóstico, apoio na elaboração de planos de transição digital, incentivos para a contratação de serviços digitais e capacitação para a economia digital. Na nossa região do Tâmega e Sousa vão ser criadas duas aceleradoras de Comércio Digital em Penafiel e Felgueiras.
Para ajudar as PME da região Norte a dar o primeiro passo neste processo, o Acelerar o Norte vai disponibilizar apoio e acompanhamento ao seu negócio através das Aceleradoras de Comércio Digital, desde o diagnóstico de maturidade digital do negócio à elaboração de um plano de ação, passando por apoios à contratação de serviços e iniciativas para a capacitação digital das empresas e dos seus colaboradores.
Conhecer o nível de maturidade digital da empresa é o ponto de partida para fazer o seu negócio crescer e é por aqui que se começa. O diagnóstico de maturidade digital é uma ferramenta de avaliação baseada num inquérito simples, que permite conhecer o nível de maturidade digital das empresas e as principais recomendações para evoluir no digital, tendo em conta 6 dimensões: estratégia e inovação; clientes; capital e finanças; cibersegurança e privacidade; processos e operações; parcerias.
O passo seguintes passa por apoiar os comerciantes e empresários a definir uma estratégia e um modelo de implementação para tornar o negócio mais digital, atendendo aos objetivos e à dimensão de cada empresa, nomeadamente a identificação de desafios e oportunidades, definição de uma estratégia que permita à empresa tirar maior partido das vantagens do digital, definição das componentes de negócio nas quais podem ser implementadas soluções digitais, criação de um plano de ação, com definição das tecnologias a implementar, orçamento e cronograma.
Por fim a disponibilização de vouchers até dois mil euros destinados à contratação de serviços especializados para acesso à implementação de soluções digitais, incluindo: Serviços de alojamento, publicidade e marketing digital, ferramentas de gestão do negócio, presença em Mercados Digitais, relacionamento com clientes, fornecimento e logística, pagamentos digitais, soluções de cibersegurança.
Refira-se que este incentivo é exclusivo para a contratação através do Catálogo de Serviços para a Transição Digital, inserido na medida Aceleradoras de Comércio Digital, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e para empresas que cumpram os critérios de elegibilidade do projeto (brevemente disponível).
Até 2025, o Acelerar o Norte vai realizar sessões de sensibilização, dinamizar workshops temáticos e promover a aquisição de conhecimento e competências na área digital, ajudando as empresas da região Norte e os seus colaboradores a estarem mais preparados para os desafios da digitalização.
Está previsto um Roadshow de Sensibilização: sessões de informação presenciais com vista a sensibilizar e mobilizar as PME Norte para as vantagens da implementação de um modelo de negócio digital. Roadshow de Capacitação: workshops temáticos sobre ferramentas, boas práticas e estratégias de marketing digital, para qualificação dos decisores e colaboradores das empresas beneficiárias do projeto.
O projeto contempla ainda uma Academia Digital: plataforma online de aprendizagem, com conteúdos de capacitação digital, de acesso livre e gratuito, que estará disponível brevemente.