Dia da Árvore

Serra da Aboboreira junta mais de 700 crianças para assinalar Dia da Árvore

Decorreu na manhã de quinta-feira, 21 de março, no âmbito do Projeto Pedagógico da Serra da Aboboreira, e para assinalar o Dia da Árvore, uma atividade organizada pela Associação de Municípios do Douro e Tâmega (AMDT) que juntou 750 pessoas da comunidade escolar dos três municípios que ligam a serra: Amarante, Baião e Marco de Canaveses.
Os jovens fizeram uma caminhada, com ponto de saída da serra respetiva ao seu município, com ponto de afluência na Capela da Nossa Senhora da Guia.

Para Adriano Santos, vereador com o Pelouro do Ambiente do Município de Amarante, esta atividade “determina um esforço logístico dos três municípios, mas que se justifica pelo objetivo maior que é trazer os jovens a conhecer a Serra da Aboboreira, a sentir a mesma como pertença e criar este ambiente de empatia entre a comunidade escolas dos municípios, a amizade e a vontade de preservar o território”.

Para a presidente do Conselho Diretivo da AMDT, Cristina Vieira, esta atividade decorre no seguimento do “projeto pedagógico que tem vindo a ser desenvolvido nos agrupamentos escolares dos três municípios com o objetivo de sensibilizar os jovens para o território, nomeadamente, para a importância da Serra da Aboboreira e importância de cada um ser guardião da própria serra. Não basta distribuirmos informação com os manuais educativos, é preciso trazer os jovens para a serra para eles verem e sentirem o território como seu. Embora haja mais atividades propostas para decorrer ao longo do ano nas escolas, esta atividade é o culminar de um processo que inicia na escola com a aprendizagem e termina no terreno onde os jovens podem, através da caminhada, conhecer tudo o que falaram nas salas de aula”.

Presentes estiveram, também, agentes da proteção civil dos municípios bem como os senhores professores dos agrupamentos que acompanharam os jovens nesta atividade.