incêndios domésticos

População alertada para incêndios domésticos durante ação de sensibilização

Sensibilizar para a importância e cuidados a ter na prevenção de incêndios domésticos foi o objetivo da ação promovida pela Junta de Freguesia de Caíde de Rei, numa sessão pública de consciencialização que contou com a intervenção de Rui Ribeiro, licenciado em Engenharia de Segurança e pós-graduado em Segurança Contra Incêndios em Edifícios.

“Os últimos indicadores de segurança contra incêndios da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) dão conta que em 2022 tivemos cerca de 6 507 ocorrências de incêndio efetivo em Portugal Continental”, começou por contatar Rui Ribeiro, reforçando a importância de ter consciência de quais os cuidados a ter na prevenção de situações que possam provocar indesejados incêndios domésticos.

Na abordagem apresentada, o engenheiro de segurança realçou sobretudo o que fazer para prevenir e como agir em caso de incêndio doméstico, numa sessão promovida no âmbito do Dia Internacional da Proteção Civil, que decorreu no auditório da Junta de Caíde.

“Este é um tema bastante pertinente e importante, muito embora nos últimos anos se tenha debatido e aumentado mais um pouco a consciencialização, mas a verdade é que ainda há muito desconhecimento nesta matéria, e por isso comecei por falar com o auditório para perceber como estava o seu conhecimento”, referiu, evidenciando a importância deste tipo de ações e da participação nas mesmas.

Estar preparado para agir é o mais importante e, nesta sessão, procurou-se sensibilizar também para os cuidados a ter com os aparelhos de aquecimento, lembrando o afastamento dos equipamentos de materiais combustíveis, renovação de ar nos locais onde estão aparelhos de combustão, a proibição de secar roupa nos aquecedores e a aquisição de termoventiladores ser adequada ao local a aquecer e o termostato.

“Há muitos aquecedores a serem comercializados sem termostato e que trabalham sem parar, podendo derreter e começar a arder. A DECO já alertou para esse fato, tendo publicado recentemente um artigo que enumera um conjunto de termoventiladores que estão à venda no mercado sem termostato e que apresentam, portanto, risco de incêndio”, ressalvou Rui Ribeiro.

Algo importante também “é realizar sempre as manutenções aconselhadas pelo instalador/fabricante, limpar chaminés, mudar a mangueiras nas botijas de gás (cuja utilização tem validade)”, continuou.

Ao público presente foi também advertido sobre a importância das corretas instalações elétricas, o perigo da sobrecarga das tomadas, o não uso de carregadores inadequados para dispositivos eletrónicos ou sobre o perigo de carregar dispositivos elétricos durante a noite.

“As pessoas não estão preparadas para a ação e sobretudo para a prevenção, no entanto nunca é demais lembrar que o objetivo primário da segurança é prevenir”, constatou o profissional.

Para Rui Ribeiro “estas ações de sensibilização são extremamente necessárias e devem ser uma preocupação dos nossos municípios e das juntas de freguesia para formar, informar e sensibilizar as pessoas”.

Bárbara Rola