Massimiliano Arrigo

“A Semana Santa oferece-nos uma oportunidade única de meditação e experiência do amor infinito de Deus pela humanidade”

Com a aproximação da Semana Santa, período de profunda reflexão e renovação da nossa fé, apelo à vossa participação nas celebrações que terão lugar nas nossas paróquias do Vale de Odres. A Semana Santa é o período mais forte do Ano Litúrgico e o centro da nossa fé que culmina com o Tríduo Pascal e a Santa Páscoa que formam, liturgicamente um único dia. Este é um tempo privilegiado para aprofundarmos a compreensão dos mistérios da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo.

A Semana Santa oferece-nos uma oportunidade única de meditação e experiência do amor infinito de Deus pela humanidade, demonstrado através da entrega de seu Filho. Cada cerimónia, do Domingo de Ramos à Vigília Pascal, é carregada de simbolismo e de graças espirituais. No Domingo de Ramos, celebramos a entrada triunfal e humilde de Jesus em Jerusalém na qual testemunhamos a nossa fé. Na Quarta-feira celebraremos a Via Sacra, na qual se contempla o amor de Jesus Cristo que carrega sobre si os nossos sofrimentos; neste momento somos chamados a ver o sentido redentor dos nossos sofrimentos, sentindo que não estamos sozinhos. Na Quinta-feira Santa celebramos a Instituição da Eucaristia, continua a entrega de Jesus que nos liberta das nossas mortes e escravidões. na Sexta-feira Santa celebramos a adoração da Santa Cruz pela qual Deus nos quis salvar; meditemos neste momento sobre a nossa cruz. No Sábado Santo celebramos a Santa Vigília Pascal; é a noite mais importante do ano na qual se deu a nossa libertação. E finalmente no Domingo de Páscoa celebramos a Ressurreição de Jesus Cristo e a vitória sobre a morte. Na Quinta-feira, Sexta-feira e Sábado Santo celebraremos pela manhã a oração das Laudes.

Que este tempo da Semana Santa seja para cada um de nós um caminho de conversão, esperança e renovação. Que possamos, juntos, experimentar a alegria da ressurreição e a promessa de uma nova vida em Cristo.

Que a paz e a graça de nosso Senhor Jesus Cristo estejam com cada um de vocês, agora e sempre.

Pe. Massimiliano Maria Arrigo