Noble Festival da Canção

Noble é um dos finalistas do Festival da Canção 2024

O músico e intérprete amarantino Pedro Fidalgo, conhecido como Noble, está entre os finalistas do Festival da Canção 2024. Ao interpretar a música “Memory”, da sua autoria, Noble conquistou a preferência do público na primeira semifinal do concurso que irá determinar a canção que irá representar Portugal no Festival da Eurovisão em maio, na Suécia.

Pedro Fidalgo foi um dos 14 músicos e compositores que a RTP convidou para participar na edição deste ano do Festival da Canção. Com interpretação de Memory, Noble fala-nos de uma história entre o pai e o avô.

“Nos últimos anos de vida do meu avô ele tinha muito pouca memória e era o meu pai que cuidava dele, ajudando-o, sem ser reconhecido. Um dia o meu pai chegou a casa muito triste depois de ter estado com o meu avô que no meio da confusão disse-lhe: não sei quem és, mas obrigado pelo que fazes por mim. Isto mostra também o coração que o meu avô tinha, e a canção é sobre isso mesmo, a tragédia do amor incondicional entre um filho e o pai”, comenta Noble a propósito da composição da música.

“É uma canção sobre a vulnerabilidade e fragilidade humana e quero tentar transpor este sentido”, realça, revelando que o seu processo criativo é algo espontâneo, surge de momentos casuais, do dia-a-dia, de reflexões.

 

Pedro Fidalgo, conhecido como Noble, é um cantor e autor de Amarante. Com influências familiares na música, experimentou o saxofone aos 12 anos, mas logo se virou para a guitarra.

Na adolescência fez parte de bandas de garagem, grupos de tributo e outros projetos esporádicos. Num desses projetos conheceu Jorge Oliveira, baterista dos Fingertips, que iria familiarizar o artista com a Metrosonic Records – editora portuguesa que lançou Noble. Meses depois, e com uma série de cancões já prontas para o disco inaugural, foi lançado o primeiro single, “Honey”, escolhido para genérico da telenovela “Amar Depois de Amar”.

A pandemia Covid-19 levou à criação do single “Beautiful”. Em 2022, NOBLE lançou “Secrets” e, após uma viagem aos EUA apresentou “Lost in You”.

Com o lançamento de “Forever” e a participação no Festival da Canção 2024, NOBLE continua a afirmar-se como um talento internacional.

Note-se que, o Festival da Canção volta a ter, este ano, 20 canções a concurso, 14 por convite da RTP a autores de várias áreas musicais e as restantes seis apuradas no âmbito da livre submissão de canções.

O júri é composto por Gisela João, Lura, Pedro Oliveira, Benjamim e Mimicat (vencedora do ano passado), a que se juntam ainda a jornalista da Blitz e do Expresso Lia Pereira e o escritor Miguel Esteves Cardoso.

A final do concurso decorre a 9 de março.