Empreitada ESTG

Empreitada de ampliação e novas instalações da ESTG avançam em Felgueiras

As obras de ampliação das novas e futuras instalações da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG), em Felgueiras, estão a avançar em bom ritmo, revela, em nota informativa, aquela instituição de ensino superior.

O edifício tem o 1º piso praticamente concluído, estando o 2º piso em trabalhos de construção. Neste edifício ficará instalado o Porto Innovation Center (PORTIC) de Felgueiras e os Experimental Labs. Estima-se que em junho o espaço esteja concluído e pronto a ser utilizado na sua plenitude.

Os Experimental Labs, a instalar no primeiro piso do novo edifício da escola, pretendem ser um espaço de enorme interação entre o saber e o saber fazer tecnológico, criando ambiente assente na experimentação, num contexto quase real de problemas, soluções, interações e multiplicações de dúvidas, mas também de desenvolvimento. Este espaço terá três laboratórios específicos: Lean Factory 4.0: Cybersecurity and Forensic Investigation Lab; e Mixed Reality Lab. Estas três grandes áreas, cada vez mais necessárias nas empresas e nas organizações, que vão desde o aperfeiçoamento na entrega de valor através da melhoria contínua, a cibersegurança ou a realidade virtual/ aumentada, concretizará um passo e apoio muito relevante na aprendizagem, mas também para o nosso tecido empresarial. Estes espaços têm um financiamento PRR, através do programa Impulso, superior a 730 mil euros.

Recentemente a Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, acompanhada por Pedro Nuno Teixeira, seu Secretário de Estado, passou a manhã a conhecer a ampliação das novas e futuras instalações da Escola Superior de Tecnologia e Gestão. O presidente desta instituição ensino, Luís Lima, foi anfitrião e guia da comitiva.

Durante a visita a Ministra afirmou que foi justa a atribuição de financiamento ao Politécnico do Porto, através do novo modelo de financiamento aplicado, uma vez que o crescimento foi visível em comparação com as demais instituições. Elvira Fortunato mostrou-se ainda entusiasmada por ver e conhecer o espaço onde decorrem os trabalhos de construção, felicitando o P.PORTO e a ESTG pela “audácia, e aposta nestes projetos financiados”, bem como no trabalho em equipa com os diversos agentes envolvidos.

Note-se que o orçamento total para a construção do novo edifício da ESTG ascende aos 4 milhões de euros, o maior investimento de sempre do ensino superior público no Tâmega e Sousa, sendo que 1.5 milhões provêm do financiamento comunitário do PRR ou NORTE2020, mas investindo o Politécnico do Porto 2.5 milhões de euros – esta é a marca do compromisso do Politécnico do Porto em contribuir para o futuro da região e dos seus cidadãos.