O Município de Amarante, com o intuito de assinalar o Dia Mundial da Educação Ambiental, promoveu uma plantação de espécies autóctones no Trilho das Azenhas.
A iniciativa, que decorreu a 26 de janeiro, contou com a colaboração dos alunos do 7º ano da Escola Secundária de Amarante e procurou sensibilizar e consciencializar os jovens para os problemas ambientais, assim como envolvê-los na importância do plano de arborização do Trilho e do enriquecimento da galeria ripícola.
Refira-se que, o Dia Mundial da Educação Ambiental comemora-se anualmente a 26 de janeiro, desde a realização da Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente em Estocolmo, na Suécia, em 1972. A comemoração deste dia pretende sensibilizar, alertar e consciencializar para o contributo que podemos aplicar na construção de um futuro mais sustentável, salientando-se aqui também o fulcral papel que a educação pode desempenhar no processo de incorporação e mudança de comportamentos.
A iniciativa do Município de Amarante pretendeu, para lá da consciencialização, envolver os jovens alunos da Escola Secundária de Amarante na arborização do Trilho das Azenhas. Este trilho constitui um percurso linear de dificuldade baixa que se desenvolve por 7 quilómetros, ao longo da margem direita do rio Tâmega. Com início na “Praia das Azenhas” e termino na freguesia de Vila Caíz, nas proximidades em Passinhos.
A área envolvente da Praia das Azenhas foi objeto de recuperação e arranjo urbanístico e as ruínas das Azenhas dos Morleiros foram preservadas e requalificadas, dignificando-se um espaço que é dos mais simbólicos da identidade e imaginário dos amarantinos.