Manuais Escolares Aboboreira

Alunos de Amarante recebem Manuais Escolares sobre a Serra da Aboboreira

A Associação de Municípios do Douro e Tâmega (AMDT) procedeu à distribuição dos Manuais Escolares do Projeto Pedagógico da Serra da Aboboreira a 1240 alunos (44 turmas) de Amarante, Baião e Marco de Canaveses.

Estes materiais escolares resultam de uma iniciativa pioneira de sensibilização ambiental focada na juventude da região da Serra da Aboboreira por forma a que estes possam apreender mais sobre o seu património natural, cultural e paisagístico.

O grupo de trabalho da AMDT deslocou-se aos municípios de Amarante, Baião e Marco de Canaveses, municípios envolventes do projeto da Serra da Aboboreira, para entregar os materiais para que posteriormente possam ser entregues a todos os alunos do 1.º ciclo, 2.º ciclo e 3.º ciclo.

Através destes cadernos de atividades, os alunos dos 6 aos 15 anos são convidados a conhecer mais sobre o seu território e a desenvolver atividades relacionadas com a preservação ambiental, seja por meio de atividades nas escolas ou junto da família.

Esta ação de entrega de materiais está incluída no projeto mais amplo sobre a consciencialização da comunidade para as questões ambientais, pelo que não se fica apenas pela entrega dos cadernos de atividades, mas também por sessões de formação que vão equipar os professores com ferramentas e métodos eficazes para a promoção do território.

A AMDT tem, ainda, programada uma exposição itinerante com o objetivo de chegar a um maior número de pessoas, passando por várias localidades, aumentando a consciencialização e apreciação do nosso património natural entre as comunidades locais, nomeadamente, dos três municípios que abrangem a Serra da Aboboreira.

Sendo já a Classificação da Paisagem Protegida da Serra da Aboboreira uma realidade, esta iniciativa da AMDT ganha uma maior importância no sentido de sensibilizar toda a comunidade escolar e familiar local para a preservação do seu património natural, conhecendo as suas características, a sua fauna, flora e potencialidades para os visitantes e consequente desenvolvimento local.

“Através de parcerias estratégicas com agrupamentos escolares, estamos a dar vida a uma série de atividades educativas que prometem inspirar e capacitar a próxima geração a serem protetores conscientes do nosso património natural. Acredito firmemente que, ao nutrir esta ligação entre os jovens e o meio ambiente, estamos a semear as sementes de um futuro mais verde e próspero para todos nós”, considera Cristina Vieira, presidente do Conselho Diretivo da AMDT.