O Festival Mimo regressa às origens em Portugal, voltando a assentar arraiais em Amarante. Passados cinco anos depois da última edição do Mimo, o município de Amarante vai voltar a celebrar a cultura e a música do mundo, através de uma programação gratuita que os promotores definem como “inclusiva, diversificada e arrojada”.
Para a edição deste ano do Festival Mimo, que decorrerá entre os dias 19 e 21 de julho, já estão confirmadas as presenças do artista brasileiro Marcelo D2 e a cantora maliana Fatoumata Diawara.
Refira-se que a edição deste ano do Mimo corresponde à quinta vez que se realiza em Amarante. Na edição anterior, assistiram ao festival 80 mil pessoas.
Recorde-se que, no mês de março do ano passado, a organização do festival e a Câmara de Amarante revelaram, através de comunicado conjunto, terem chegado a acordo para o regresso do evento à cidade, cessando o processo judicial que envolvia as duas entidades.
“A Câmara Municipal de Amarante e a organização do Mimo Festival encontram-se em conversações há já algumas semanas para, de comum acordo, dar execução ao Acórdão proferido pelo Supremo Tribunal Administrativo, com o regresso do Mimo Festival à cidade de Amarante, por, pelo menos, mais duas edições”, lia-se no documento.
Pelo meio, o festival teve uma edição no Porto, em setembro de 2022, o que não se repetiu em 2023, porque o município alegou através do presidente Rui Moreira que o organizador “incumpriu com aquilo que eram as normas que estavam previamente estabelecidas”.
De lá para cá as diversas entidades envolvidas, direta e indiretamente na organização do festival, remeteram-se ao silêncio, quebrado com o ansiado anuncio do regresso do festival a Amarante.
A comemorar 20 anos desde a primeira edição em Olinda, no Brasil, o Mimo vai decorrer este ano entre os dias 19 e 21 de julho. Do cartaz são já conhecidos dois nomes: Marcelo D2 (Brasil) e Fatoumata Diawara (Mali). A organização está a cargo de Memories & Heritage Artes, ex-Araújo & Bartilotti – Artes, Lda, empresa sediada em Matosinhos da brasileira Lú Araújo.
Natural do Rio de Janeiro, o antigo membro da banda Planeta Hemp vai iniciar em Amarante a digressão europeia de “Iboru”, nono disco de originais que tem recolhido excelentes críticas no seu país de origem.
O disco é apelidado pelo artista de “novo samba tradicional” e traz composições de nomes de diferentes gerações do samba brasileiro, incluindo Moacyr Luz, Diogo Nogueira, Zeca Pagodinho e Xande de Pilares.
Já Fatoumata Diawara, cantora, compositora, guitarrista, atriz e ativista conta com várias nomeações aos Grammy Awards.
O seu mais recente disco, “London KO”, tem a produção de Damon Albarn (Blur) e, apesar de ter como ponto de partida a música tradicional africana, as suas raízes Mandinka, leva-nos numa viagem eclética e vanguardista contaminada por afrobeat, jazz, pop, eletrónica e até hip hop.