A Associação de Municípios do Douro e Tâmega (AMDT) reuniu em conselho diretivo, em Resende, para preparar 2024 e apresentar a conclusão do projeto Guided By Nature.pt e ponto de situação do trabalho desenvolvido da classificação da Paisagem Protegida Regional da Serra da Aboboreira.
Na reunião diretiva, os cinco municípios constituintes da associação decidiram o orçamento para 2024, sendo nesta fase o mais baixo dos últimos anos, dada a conclusão de vários projetos em 2023, estudando ainda as possibilidades de candidatura ao Plano de Resolução e Resiliência e Portugal 2030 para novas apostas para 2024.
São cerca de 800 mil euros para solidificar os projetos agora concluídos em sede de projeto cofinanciados pelo NORTE 2020 e que obrigam a reforçar os quadros técnicos da instituição.
Presentes estiveram, ainda, elementos da Associação BIOPOLIS, parceiros da associação na proposta de classificação da Serra da Aboboreira como paisagem protegida regional, que fizeram um balanço do protocolo celebrado entre a AMDT e a Fundação Belmiro Azevedo.
Este protocolo tem o seu término previsto para final do primeiro trimestre de 2024. Até lá estará em discussão pública o regulamento de gestão da Paisagem Protegida Regional da Serra da Aboboreira, aprovada na reunião da Assembleia Intermunicipal.
Na mesma sessão, foi, ainda, feita a apresentação do projeto Guided By Nature com o vídeo promocional ( https://www.youtube.com/watch?v=xnrkfpBgUgs ) disponível já nos vários canais do projeto, bem como o site do projeto e APP, que junta na mesma plataforma dados geográficos e informativos da região, que permite os amantes da natureza explorar o território ao seu ritmo e gosto.
Este local na internet permite aos visitantes fazer o seu próprio roteiro, apoiado nos vários desportos de natureza disponíveis no território, como ainda selecionar os locais de interesse a visitar, seja pelo lado cultural, gastronómico ou hoteleiro para permanecer mais de um dia na região.
Este geoportal agora disponível a todos é dinâmico, permitindo as atualizações automáticas a cada informação colocada na internet sobre os 13 municípios que incorporam o Guided By nature.pt (Amarante, Arouca, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Penafiel e Vale de Cambra).
Cristina Vieira, presidente do Conselho Diretivo da AMDT, terminou a manhã com sentido de “dever cumprido por mais um ano de trabalho em prol do desenvolvimento do território, com projetos concluídos e que em muito vão contribuir para o crescimento sustentável da nossa região”.
“Precisamos de captar pessoas e investimento, sempre com rigor e responsabilidade, pelo que temos na nossa equipa técnica a maior admiração por conseguirem acompanhar e orientar tantos trabalhos em simultâneo. Esperamos que em 2024 possamos ter novos desafios através do PRR e do Portugal 2030 que tem esse objetivo comum, de investimento responsável e de coesão territorial”, comentou.