Jovens Empreendedores

Alunos do Externato de Vila Meã participaram em bootcamp do projeto Jovens Empreendedores

Alguns alunos do Externato de Vila Meã participaram num Bootcamp dinamizado pela equipa no projeto Jovens Empreendedores, promovido pela Associação Empresarial de Amarante e que contou com a colaboração da AE Vila Meã.

Através desta parceria entre as associações empresariais do concelho de Amarante, os alunos do Externato Vila Meã tiveram a oportunidade de participar numa sessão de inspiração que contou com a intervenção de dois empreendedores: Daniel Ribeiro, da Esboço Louvável, e Miguel Carvalho, da empresa Ledmania.

Daniel Ribeiro, designer e um jovem empresário, começou por explicar que a Esboço Louvável é um projeto empresarial pessoal que enveredou na área de design, multimédia e consultoria.

“Comecei a trabalhar na minha área e posteriormente desempenhei funções como comercial. São duas áreas distintas, pois inicialmente estava muito fechado no escritório e o segundo percorri quase toda a região de Trás os Montes. Como a área comercial não tinha nada a ver com a área de formação e como não gostava do que estava a fazer, decidi, depois desta experiência, iniciar atividade a recibos verdes e a trabalhar por conta própria na área de design”, contou, realçando que a faturação foi aumentando e como consequência criou a empresa.

Daniel Ribeiro, no seu testemunho de inspiração, ressalvou ainda que a faturação aumentou muito, com a participação em atividades associativas, como a AE Vila Meã ou mesmo associações desportivas ou culturais, sublinhando que estas instituições ajudam muito a conhecer outras pessoas e empresas o que nos dá outro conhecimento para termos mais segurança nos investimentos.

“Entendo que para se empreender é necessário ter conhecimento da área em que se vai investir, ser resiliente e não ter medo de investir. Isso dará liberdade e orgulho naquilo que constrói. Mas trará consigo responsabilidades e muitas horas de trabalho para ultrapassar e sustentar os problemas e as pessoas que estão ou estarão ao seu cargo”, comentou.

Miguel Carvalho, gestor da empresa Ledmania, uma empresa especializada em equipamentos publicidade móvel e estática através de modernos e inovadores meios com tecnologia digital de difusão led, especificou como foi o seu percurso até decidir empreender o seu próprio negócio.

“Desde pequeno fui sempre irrequieto, imaginativo, inventando as minhas próprias brincadeiras e vivendo verdadeiras histórias de fantasia, o que estimulou a minha criatividade e espírito empreendedor”, disse, revelando que em 2006 implementou o seu primeiro negócio na área da comunicação e imprensa local e em 2010 a Ledmania.

“Com o início da minha atividade profissional nas rádios de Amarante e colaboração em jornais, como repórter, locutor e até comercial na área da publicidade, como bom comunicador que sempre julgo ter demonstrado ser, a vocação que me estava destinada era precisamente esta: comunicar o melhor das pessoas e empresas e assim contribuir para a melhoria do seu desempenho pessoal e rentabilidade dos seus negócios”, comentou, considerando que o conhecimento da área de negócio e a paixão são essenciais para levar por diante este exigente desígnio de ser empreendedor.

Este foi um momento de inspiração e transformação que demonstrou aos alunos a ousadia de empreender e as exigências de concretizar os seus projetos de negócio. Tudo começa de uma ideia e evolui com a vontade de concretizar; empreender é ousar concretizar uma ideia de negócio que gera valor na qualificação do conhecimento e se estabelece na capacidade de fazer.

No dia seguinte, foi feita a apresentação dos projetos dos alunos que contou com a avaliação de Ricardo Vieira e António Oliveira, em representação do Externato de Vila Meã, e Rosário Meneses da Associação Empresarial de Vila Meã.

A iniciativa “Jovens Empreendedores”, que é desenvolvida pela Associação Empresarial de Amarante, é um projeto inovador para capacitação de jovens para o empreendedorismo em contexto escolar, desenvolvido nas escolas secundárias de Amarante, ao longo de um ano letivo.