Alguns alunos do Externato de Vila Meã participaram num Bootcamp dinamizado pela equipa no projeto Jovens Empreendedores, promovido pela Associação Empresarial de Amarante e que contou com a colaboração da AE Vila Meã.
Através desta parceria entre as associações empresariais do concelho de Amarante, os alunos do Externato Vila Meã tiveram a oportunidade de participar numa sessão de inspiração que contou com a intervenção de dois empreendedores: Daniel Ribeiro, da Esboço Louvável, e Miguel Carvalho, da empresa Ledmania.
Daniel Ribeiro, designer e um jovem empresário, começou por explicar que a Esboço Louvável é um projeto empresarial pessoal que enveredou na área de design, multimédia e consultoria.
“Comecei a trabalhar na minha área e posteriormente desempenhei funções como comercial. São duas áreas distintas, pois inicialmente estava muito fechado no escritório e o segundo percorri quase toda a região de Trás os Montes. Como a área comercial não tinha nada a ver com a área de formação e como não gostava do que estava a fazer, decidi, depois desta experiência, iniciar atividade a recibos verdes e a trabalhar por conta própria na área de design”, contou, realçando que a faturação foi aumentando e como consequência criou a empresa.
Daniel Ribeiro, no seu testemunho de inspiração, ressalvou ainda que a faturação aumentou muito, com a participação em atividades associativas, como a AE Vila Meã ou mesmo associações desportivas ou culturais, sublinhando que estas instituições ajudam muito a conhecer outras pessoas e empresas o que nos dá outro conhecimento para termos mais segurança nos investimentos.
“Entendo que para se empreender é necessário ter conhecimento da área em que se vai investir, ser resiliente e não ter medo de investir. Isso dará liberdade e orgulho naquilo que constrói. Mas trará consigo responsabilidades e muitas horas de trabalho para ultrapassar e sustentar os problemas e as pessoas que estão ou estarão ao seu cargo”, comentou.
Miguel Carvalho, gestor da empresa Ledmania, uma empresa especializada em equipamentos publicidade móvel e estática através de modernos e inovadores meios com tecnologia digital de difusão led, especificou como foi o seu percurso até decidir empreender o seu próprio negócio.
“Desde pequeno fui sempre irrequieto, imaginativo, inventando as minhas próprias brincadeiras e vivendo verdadeiras histórias de fantasia, o que estimulou a minha criatividade e espírito empreendedor”, disse, revelando que em 2006 implementou o seu primeiro negócio na área da comunicação e imprensa local e em 2010 a Ledmania.
“Com o início da minha atividade profissional nas rádios de Amarante e colaboração em jornais, como repórter, locutor e até comercial na área da publicidade, como bom comunicador que sempre julgo ter demonstrado ser, a vocação que me estava destinada era precisamente esta: comunicar o melhor das pessoas e empresas e assim contribuir para a melhoria do seu desempenho pessoal e rentabilidade dos seus negócios”, comentou, considerando que o conhecimento da área de negócio e a paixão são essenciais para levar por diante este exigente desígnio de ser empreendedor.
Este foi um momento de inspiração e transformação que demonstrou aos alunos a ousadia de empreender e as exigências de concretizar os seus projetos de negócio. Tudo começa de uma ideia e evolui com a vontade de concretizar; empreender é ousar concretizar uma ideia de negócio que gera valor na qualificação do conhecimento e se estabelece na capacidade de fazer.
No dia seguinte, foi feita a apresentação dos projetos dos alunos que contou com a avaliação de Ricardo Vieira e António Oliveira, em representação do Externato de Vila Meã, e Rosário Meneses da Associação Empresarial de Vila Meã.
A iniciativa “Jovens Empreendedores”, que é desenvolvida pela Associação Empresarial de Amarante, é um projeto inovador para capacitação de jovens para o empreendedorismo em contexto escolar, desenvolvido nas escolas secundárias de Amarante, ao longo de um ano letivo.