ESTG em Felgueiras comemorou 24 anos

A sessão comemorativa do 24.º aniversário da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico do Porto (ESTG), em Felgueiras, decorreu no dia 17 de novembro, onde se juntou a academia, as empresas e vários agentes da sociedade civil.

Luís Lima, presidente da ESTG, iniciou a sessão com um agradecimento pela presença de todos os que encheram a plateia e se associaram à comemoração considerando que “os indicadores dos últimos anos sobre o desempenho da Escola testemunham que temos trilhado o caminho certo”.

Luís Lima assinalou o aumento contínuo da internacionalização dos cursos, com um número recorde de estudantes internacionais, e o incremento da investigação científica. Ressalvou ainda “a relação estreita com os Municípios do Tâmega e Sousa, bem como as parcerias com várias empresas e instituições locais, no âmbito da formação, da investigação e da prestação de serviços, com ênfase para a papel da escola de negócios da ESTG, a Industry Business School”. Por último uma palavra sobre as futuras instalações da ESTG, agradecendo o esforço de todos os envolvidos na expansão e qualificação do novo espaço, “a 1ª fase da obra, que incluirá três laboratórios equipados com tecnologia digital, Lean Factory 4. 0, Cibersegurança e Análise Forense e Realidade Virtual Aumentada”, bem como o projeto de construção da residência estudantil.

Hugo Leal, presidente da Associação de Estudantes da ESTG deixou os parabéns à Escola, agradecendo, em nome dos estudantes, a todas as pessoas responsáveis pelo sucesso e crescimento visível da ESTG. Dirigindo-se em particular ao Presidente da CIM do Tâmega e Sousa, lembrou a necessidade da criação de um documento estratégico onde os jovens possam trabalhar em colaboração com os agentes políticos da região na criação de projetos sustentáveis.

Nuno Fonseca, presidente da Câmara Municipal de Felgueiras, salientou a necessidade de uma maior sinergia entre as instituições de ensino e as empresas. Nuno Fonseca declarou que a incubadora tecnológica, a ficar finalizada, é motor de evolução tecnológica do concelho de Felgueiras, que se destaca assim dos concelhos vizinhos, deixando o desafio às empresas para colaborarem de uma forma mais próxima e presente com a Escola. O presidente da Câmara transmitiu ainda que o Município de Felgueiras está a desenvolver esforço no sentido de “reforçar a capacidade que vai ser instalada nas residências estudantis, com mais 50 lugares de alojamentos para estudantes das instituições de ensino em Felgueiras”.

O Presidente do P.PORTO, Paulo Pereira, deixou uma palavra ao presidente da ESTG e à sua equipa, “pela qualidade com que tem sabido valorizar e orientar esta tão prestigiante Escola, perspetivando com determinação um desenvolvimento assertivo do futuro e contribuindo para alcançar ainda mais elevados níveis de prestígio e reconhecimento nacionais e internacionais.”

“A ESTG é um exemplo do impulso que as instituições de ensino superior têm tido, quer no desenvolvimento das regiões onde estão inseridas, quer no decisivo contributo que representam para o desenvolvimento científico e tecnológico da indústria e das populações”, continuou o presidente do P.PORTO, reiterando novamente a necessidade premente das infraestruturas para desenvolver a missão da ESTG, esperando que a próxima celebração do Aniversário seja já nas novas instalações.
“O investimento previsto para esta expansão situa-se na ordem dos 5,5 milhões de euros”, revelou.

Pedro Machado, presidente da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa e da Câmara de Lousada, começou por afirmar, de uma forma convicta, que a ESTG “não é apenas uma Escola de Felgueiras, sendo uma instituição de referência para o concelho, mas cada vez mais uma instituição de referência para o território”. “Temos na região uma dinâmica muito interessante do ponto de vista demográfico, que é um dos principais problemas do país. Com um trabalho conjunto, em articulação com o ensino superior, conseguimos convergir no sentido de aumentar os níveis de desenvolvimento, apressando o crescimento da região para rapidamente estarmos a nível da média nacional”, comentou, mostrando-se muito entusiasmado com todas as colaborações já existentes com o Politécnico do Porto “o vosso sucesso é o sucesso de toda esta região. Parabéns!”.

A cerimónia seguiu com a entrega da Homenagem aos colaboradores que cumpriram 10 e 20 anos ao serviço da ESTG.

O protocolo entre a ESTG e o Município de Felgueiras permitiu a entrega de mais sete prémios de mérito no valor de 1000€, aos estudantes residentes no concelho, que ingressaram no 1º ano com a nota mais elevada em cada uma das Licenciaturas da nossa Escola.