Livro Pedro Alves Pinto

Livro de Pedro Alves Pinto evoca Homenagem e Culto a António do Lago Cerqueira

O Círculo Lago Cerqueira editou o livro Homenagem e o Culto a António do Lago Cerqueira, da autoria de Pedro Alves Pinto, cuja apresentação decorreu, no passado dia 4 de novembro, no Centro de Promoção de Produtos Locais de Amarante.

Este trabalho fez parte do programa evocativo do Círculo Lago Cerqueira para evocar a passagem dos 75 anos da inauguração do busto erigido a António do Lago Cerqueira, em 9 de novembro de 1947, obra da responsabilidade dos seus conterrâneos.

Sobre este acontecimento de 1947, Pedro Alves Pinto destaca que “este tributo teve a particularidade de ser o primeiro em Amarante, tanto na forma de simbolizar uma figura ilustre, através de um busto em bronze, como na sua nobre localização em espaço público a mirar para o centro urbano.”

Expressa também este amarantino, que se dedica à investigação, que “outro dos aspetos fortes da concretização deste monumento foi a sua implementação decorrer no período do Estado Novo, regime ao qual António do Lago Cerqueira era adverso, tendo recebido inúmeros dissabores. A sua inauguração neste período político revelou-se ainda mais marcante e engrandeceu todos aqueles que para tal fim contribuíram”.

O livro está dividido em cinco partes, a primeira relata a morte em 28 de outubro de 1945 e a ideia do monumento surgida logo após este acontecimento e por fim a sua realização. Outra das vertentes deste trabalho é retratar as romagens feitas ao busto, aquando da realização em Amarante de manifestações políticas, as quais tiveram as suas preleções junto deste vulto incontornável de Amarante. Como é o caso da visita de Humberto Delgado, em 22 de maio de 1958, na sua campanha eleitoral para a eleição a presidente da República Portuguesa. E ainda, a manifestação democrática feita pelos amarantinos, de apoio ao Movimento das Forças Armadas, responsável pelos acontecimentos de 25 de Abril de 1974.

Além da edição deste livro, tinha sido anteriormente realizada por esta associação cultural, a 9 de novembro de 2022, uma exposição na Casa da Calçada, sobre a mesma temática.