Amarante participou no 5.º encontro de trabalho do Projeto EUmunicipal que decorreu, de 16 a 19 de outubro, na cidade de Gharb, em Malta.
Durante este encontro foram realizadas várias atividades, visitas e workshops subordinados ao tema “European Voluntarism”.
O projeto EUmunicipal integra o CERV – Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores e, além de Amarante em representação de Portugal, conta com a participação dos parceiros: Espanha, Bulgária, Hungria, Malta, Países Baixos e Roménia.
O projeto “EUMUNICIPAL: Euromunicipalism for a Unified Europe”, pretende sensibilizar os cidadãos para a importância de se reconectarem com os valores do europeísmo. A ideia é lançar uma mensagem clara de que nas zonas rurais e agrícolas se pode combater euroceticismo, contando com o contributo dos jovens membros de associações culturais e desportivas que vão promover atividades de intercâmbio de tradições e costumes dentro da cultura europeia.
Criado com o objetivo de proteger e promover os valores consagrados de Direitos Humanos, e incentivar à participação cívica e democrática, o programa “Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores” promove os Valores da União, Igualdade, Direitos e Igualdade de Género, Envolvimento e Participação dos Cidadãos e Daphne – prevenir e combater todas as formas de violência baseada no género, a violência doméstica, e outros grupos de risco.
Este projeto é financiado na totalidade pela União Europeia.
Parceiros europeus do projeto LocalEUCharter encontram-se em Amarante
O 6.º encontro do projeto LocalEUCharter, subordinado ao tema “Processos de Tomada de Decisão na EU”, realizou-se em Amarante e contou com a presença de representantes dos países parceiros: Espanha, Grécia, Itália, Chipre, Holanda, Roménia e Polónia.
O presidente da Câmara Municipal de Amarante, José Luís Gaspar, deu as boas-vindas ao grupo que partilhou as boas práticas nos processos de tomada de decisão em cada um dos países. Foi ainda dinamizado um debate sobre o tema “Novos instrumentos de participação para a construção de uma Europa inclusiva” e um seminário denominado “Do local ao global, o que cada cidadão pode fazer pela UE”.
Na Escola Secundária de Amarante realizou-se um worskhop com alunos das turmas de CTE – Ciências e Tecnologias e CSE – Ciências Socio-Económicas que apresentaram como funciona o sistema político e administrativo português e de que forma podem exercer os seus direitos e deveres na vida política e social na escola e no concelho.
Recorde-se que Amarante é o município português que integra o programa “Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores” (CERV), que resulta da fusão dos programas “Direitos, Igualdade e Cidadania” e “Europa para os Cidadãos”. Desde julho de 2022 têm-se realizado reuniões de trabalho deste programa nos diferentes países parceiros.