Amarante adere programa Diabetes em Movimento

O programa, de âmbito nacional, Diabetes em Movimento iniciou a 2 de outubro, integrando um grupo em Amarante, numa parceria entre a Câmara Municipal, o ACeS Tâmega I – Baixo Tâmega e a Ucc Amarante.

O Diabetes em Movimento é um programa comunitário de exercício físico para pessoas com diabetes tipo 2, implementado em Portugal sob a coordenação da Direção-Geral da Saúde, através do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física e do Programa Nacional para a Diabetes.

As sessões de exercício físico estão a decorrer às 2ªs, 4ªs e 6ªs, no Pavilhão Municipal de Amarante, até junho de 2024. Trata-se de um programa multi-institucional, multidisciplinar e multicomponente implementado em ciclos de nove meses, com três sessões semanais de exercício físico com 90 minutos de duração. As sessões são operacionalizadas em grupo (20 a 30 participantes), num pavilhão desportivo, e são conduzidas por profissionais de exercício físico e enfermeiros. São usadas estratégias de exercício de elevada aplicabilidade, desenvolvidas com recursos materiais mínimos e de baixo custo.

A participação é gratuita, mediante referenciação dos médicos e enfermeiros dos Centros de Saúde de Amarante.

Para além de sessões de exercício físico, o programa inclui, atualmente, sessões de educação para a saúde em temas fundamentais para a prevenção das complicações associadas à diabetes.