AE Vila Meã apresenta projeto Made In Tâmega e Sousa em EcoEncontro de Agroecologia

A primeira edição do EcoEncontros na Escola Superior Agrária de Ponte Lima contou com a participação da AE Vila Meã através do projeto Made In Tâmega e Sousa.

Numa organização da Caravana Agroecológica e a Raiz Minhota, Cooperativa Integral, a promoção da iniciativa EcoEncontros teve como principal objetivo aproximar todos aqueles que querem viver e comer de forma mais consciente e em harmonia com o nosso planeta.

Tratou-se de um encontro para refletir e informar o público em geral sobre o que é a agroecologia, a sua importância para o desenvolvimento local e a preservação dos saberes e sabores de cada região.

Neste encontro, que reuniu na Escola Superior Agrária de Ponte Lima, durante o dia 20 de outubro, mais de duas dezenas de pessoas em redor da Agroecologia, a Diretora Executiva da Associação Empresarial de Vila Meã, Rosário Meneses, falou da dinâmica, implementação e efeitos do projeto Made in Tâmega e Sousa.

Sobre este projeto, Rosário Meneses especificou que o objetivo central consistiu em potenciar os produtos endógenos da região do Tâmega e Sousa, de forma a fomentar a inovação, o desenvolvimento sustentável e tornar as empresas da região mais dinâmicas e competitivas.

No âmbito deste projeto, desenvolvido pela Associação Empresarial de Vila Meã, pretendeu-se exponenciar os produtos endógenos da região do Tâmega e Sousa, através da sua rica gastronomia, associando a cultura de genuínas tradições musicais e notáveis autores com umbilicais ligações ao território, bem como património natural e histórico.

Através da implementação deste projeto, a AE Vila Meã dinamizou um modelo de desenvolvimento sustentável tendo como base a cooperação empresarial e a inovação porque, os produtos endógenos caracterizam a região e é sobre eles que se pretende promover e dinamizar o setor empresarial da região, assente na cooperação do setor agroalimentar, dinamizando a criatividade e capacitação como estratégia de maior competitividade da região.

No âmbito do projeto Made in Tâmega e Sousa desenvolveu-se uma monografia dos produtos endógenos, um plano estratégico, um guia de inovação, um vídeo promocional, um portal, uma aplicação móvel e uma revista de receitas com novas abordagens e propostas inovadoras.

No primeiro dia do ECOENCONTROS, realizado em Ponte de Lima, foi apresentado o projeto Medcaravan, nomeadamente objetivos, outputs e a equipa. Explicou-se o manual de boas praticas para recolha de conhecimento agroecológico, o currículo e seus conteúdos e a plataforma Urgenci onde se encontram todos os matérias produzidos no projeto que incluem webinares e podcasts realizados pela equipa Medcaravan (https://hub.urgenci.net).

Seguiu-se o almoço, que foi confecionado com produtos de agricultores que participaram no Ecoencontro e tinham uma banca para divulgação dos seus projetos.

Durante a tarde, foram apresentados 5 projetos no âmbito da Rede Solidária de Agroecologia: Arouca Agrícola, uma associação que pretende ajudar os agricultores do município de Arouca a escoar o excedente da sua produção; Hortee, uma plataforma que pretende aproximar agricultores e consumidores através da criação de Market Places e Pop Up Markets que criam com a participação de catalisadores (municípios ou empresas); Coop 99, uma cooperativa multissectorial que pretende criar um espaço físico agregador de um conjunto de serviços desta forma ajudando no combate ao desemprego; Raiz Minhota Cooperativa Integral, cuja missão se prende com o desenvolvimento regenerativo e integral do espaço rural na região do Minho, atuando nas dimensões económica, ecológica, social e cultural nas áreas de produção, transformação, armazenamento, distribuição, comercialização, consumo e valorização de bens e o projeto Made In Tâmega e Sousa, desenvolvido pela Associação Empresarial de Vila Meã.

O segundo dia, 21 de outubro, teve por base a visita à Quinta da Estrelinha em Paredes de Coura que fornece um conjunto de restaurantes locais, e realiza um trabalho proficuo na inventariação das aves, sua anilhagem para análise do desenvolvimento anualmente e sua reprodução, bem como seus fluxos migratórios.