A história de Amarante está entre as 100 principais histórias da Green Destinations, de acordo com a lista revelada durante a Conferência Green Destinations 2023, Estónia.
Há sete destinos portugueses na fase final do processo da edição do Green Destinations Top 100 Stories 2023, os quais compartilham e promovem histórias inovadoras e eficazes de iniciativas e projetos que trabalham para uma vida globalmente mais sustentável.
Este ano, contabilizou-se um total de 165 inscrições, com 128 histórias enviadas das quais foram escolhidas as melhores 100. Todos os destinos seleccionados também foram avaliados com base nos critérios principais do Padrão de Destinos Verdes identificados como fundamentos do desempenho em sustentabilidade.
Critérios como a qualidade, transferibilidade, nível de inovação nas histórias e presença de todos pilares de sustentabilidade foram considerados na seleção. Estas boas práticas serão partilhadas com os gestores de destino, operadores turísticos, jornalistas, influenciadores e turistas.
“O território de Amarante tem um enorme potencial turístico, sobretudo cultural e histórico. Isso tem gerado um impacto muito positivo na cidade. No entanto, apesar do fluxo acentuado de turistas, constata-se que a atividade turística acaba por se concentrar sobretudo no centro da cidade, sem que se consiga valorizar, tanto quanto desejado, outros locais com história, monumentos e tradições, com paragem obrigatória, no concelho de Amarante.
Com a dinamização de um evento itinerante chamado “Andar no Laréu” pretende-se valorizar a identidade local das aldeias de Amarante através da vivência das tradições locais, da promoção do associativismo local e do envolvimento da comunidade.
Esta boa prática foi implementada através de um conjunto de iniciativas, que resultaram num grande sucesso”, sustenta, no site da Green Destinations, a escolha de Amarante como uma das melhores histórias de Boas Práticas de destinos resilientes em todo o mundo.
Refira-se que, a lista das 100 principais histórias da Green Destinations integra mais seis destinos portugueses (Amarante, Alto Minho, Castro Daire, Nazaré, Lagos e Torres Vedras), os quais compartilham e promovem histórias inovadoras e eficazes de iniciativas e projetos que trabalham para uma vida globalmente mais sustentável.
Recorde-se que Amarante recebeu, no final de setembro, o galardão Silver do programa Green Destinations Award que certifica e promove destinos turísticos sustentáveis, a nível internacional, de acordo com 84 critérios ambientais, culturais, económicos, sociais e de gestão.