Amarante Igual para Igual

Campanha “Amarante de Igual para Igual” reflete sobre a erradicação da pobreza e da exclusão social

A nona edição da campanha “Amarante de Igual para Igual” decorre de 17 de outubro a 6 de dezembro com a missão de sensibilizar para a igualdade e a não discriminação, a erradicação da pobreza e da exclusão social.

Sob o lema “Cada pessoa importa”, o Município de Amarante promove, ao longo de dois meses, atividades de promoção da saúde e bem-estar e um conjunto de iniciativas com vista a erradicar todas as formas de discriminação, sejam com base no género, idade, etnia ou deficiência.

“É fundamental continuarmos a trabalhar em prol da Igualdade e Não Discriminação, ainda temos um longo caminho a percorrer com vista a um mundo mais inclusivo e justo. Com esta campanha damos continuidade ao trabalho que temos vindo a desenvolver no município e apelamos à participação de todos – crianças, adolescentes, adultos, seniores, profissionais das áreas da saúde, ação social e educação, e à comunidade em geral – para que assumam um papel interventivo para alcançarmos uma Amarante de igual para igual. A partilha, a sensibilização e o trabalho em rede sempre foram e continuam a ser os pilares desta campanha que está em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, afirma o vice-presidente e vereador com o Pelouro do Desenvolvimento e Coesão Social, Jorge Ricardo.

A primeira ação decorreu no Dia Internacional da Luta contra a Pobreza, 17 de outubro, no Salão Nobre da Câmara Municipal. Realizou-se, durante a tarde, um fórum de reflexão sobre a pobreza e exclusão social, com a participação de Rosário Loureiro, Diretora Adjunta do Centro Distrital do Porto Instituto da Segurança Social, I.P. e Eugénio Fonseca, presidente da Confederação Nacional de Voluntariado, Ex-presidente da Caritas Portugal.

A 20, no Dia Nacional das Acessibilidades, foram apresentadas as iniciativas do Município em prol da inclusão das pessoas com dificuldades de mobilidade, como a criação do passe inclusivo, a requalificação da avenida Alexandre Herculano, a instalação de elevadores na Rua Cândido dos Reis e junto à Torre para acesso à Biblioteca Municipal e, por fim, a colocação de plataforma nas escadas de acesso ao Parque do Ribeirinho.

O Dia Municipal para a Igualdade, 24 de outubro, foi assinalado com a exposição “A igualdade está na rua: cada pessoa importa”. Até dia 31 de outubro, as montras do comércio local terão expostas telas alusivas à luta contra a pobreza e exclusão, criadas pelos clientes das IPSS – Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho.

Na manhã de 26, Dia Mundial do Idoso, na Biblioteca Municipal Albano Sardoeira, os alunos da Universidade Sénior de Amarante estiveram à conversa com a enfermeira Carmen Garcia, autora do blogue “mae.imperfeita._” e do livro “A última solidão” e o professor José Castro, da disciplina Educação Integral e bem-sentir. Nesse mesmo dia, ao fim da tarde, realizou-se uma sessão de informação “(Con)Viver com uma Ostomia”, na Casa da Portela, no âmbito do Dia Municipal do Ostomizado e em parceria com o ACES do Baixo Tâmega. Promovida pela Associação ANOXV, esta sessão teve como objetivo partilhar os desafios e estratégias para viver com esta condição. Na sessão foram divulgados os apoios e direitos da pessoa com ostomia, com a ajuda de profissionais de saúde.

Um dos desafios da campanha “Amarante de Igual para Igual” é a sensibilização para a prevenção e combate a todas as formas de violência no seio familiar. Na semana de 20 a 25 de novembro, como forma de assinalar o aniversário da Convenção sobre os direitos da criança e o Dia Internacional para a eliminação da violência contra as mulheres, serão realizadas iniciativas para dar a conhecer as estruturas de apoio do Município, nomeadamente a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens e o Gabinete Bem-Me-Quer, enquanto resposta especializada no apoio às vítimas de violência doméstica.

Será ainda dinamizado um seminário, “Conversas de Igual para Igual”, de modo a promover a reflexão e partilha de experiências junto de profissionais de intervenção social, saúde, educação, justiça, forças policiais e tecido empresarial. Dia 22 novembro, a partir das 9h00, no Centro Cultural de Amarante, vai falar-se de “(Des)Igualdade no Mercado de Trabalho”, uma abordagem nas sub-temáticas da igualdade de oportunidades no trabalho e na família, na promoção da igualdade de género e no acesso dos migrantes ao mercado de trabalho.
No dia 24 de novembro, em parceria com a GNR de Amarante, sobe ao palco do auditório do Instituto Empresarial do Tâmega a peça de teatro “ViolentaMENTE”, sobre o impacto da violência doméstica nas famílias e na sociedade em geral. Também em parceria com a GNR serão realizadas ações de informação e prevenção da violência no namoro junto dos alunos do 10.º ano das escolas públicas e privadas do concelho.

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, 3 de dezembro, será lembrado com a atividade “Viver de Igual para Igual”. No encerramento da campanha, dia 6, será realizada uma sessão de informação sobre como promover eventos acessíveis e será, ainda, inaugurado o Balcão da Inclusão de Amarante, na Casa da Portela, com a presença do Presidente do Instituto Nacional de Reabilitação, Rodrigo Ramos.