O Pe. Filipe Ramos dos Santos vai tomar posse nas paróquias de Fregim, Louredo, Mancelos e Vila Caiz no próximo fim de semana, dias 16 e 17 de setembro.
As entradas do Pe. Filipe Santos vão acontecer sábado, 16 setembro, na igreja paroquial de Santa Maria de Fregim, às 17h30, e no domingo, 17 de setembro, às 9h00, na igreja paroquias de S. João de Louredo; às 11h00 na igreja paroquial de São Martinho de Mancelos e às 16h00, na igreja paroquial de São Miguel de Vila Caiz.
As comunidades paroquiais estão a preparar-se para receber em festa a entrada do novo pároco, estando previsto nas paróquias de Fregim e Vila Caiz realizar-se um lanche/ajantarado e em Mancelos haverá um lanche/almoço. Os paroquianos são convidados a participar do convívio, trazendo algo para partilhar (doces, salgadinhos, bebidas e outros comestíveis).
“Todos estão convidados (desde as crianças e adolescentes da catequese, aos jovens, seus pais e outros adultos até aos mais idosos)”, lê-se numa nota publicada nas redes sociais.
Refira-se que, o novo pároco de Mancelos, Vila Caiz, Louredo e Fregim, Filipe Ramos, tem 27 anos, é natural de Malta, Vila do Conde e foi ordenado sacerdote no passado dia 9 de julho por D. Manuel Linda, na Sé do Porto.
“Para mim, ser padre, hoje, é ser próximo das pessoas, acompanhá-las naquilo que elas mais necessitam porque nota-se que, em algumas situações, as pessoas se sentem sós e abandonadas. Ser sacerdote, hoje, é estar junto delas, é acompanhá-las. É preocupar-se também com os mais jovens e com os mais novos que, muitas vezes, não encontram respostas para os seus anseios; mas mais do que responder e dar muitas respostas, é importante estar ao lado deles e, assim, crescermos todos juntos em comunidade para sermos uma família de Cristo, maior, mais educada, mais nobre e mais sólida”, refere num testemunho sobre a sua vocação a propósito da ordenação presbiteral.
Recorde-se que, por decreto episcopal de 14 de julho p.p., D. Manuel Linda, Bispo do Porto, nomeou o Pe. Filipe Ramos dos Santos como pároco de Fregim (Sta. Maria), de Louredo (S. João Baptista), Mancelos (S. Martinho) e Vila Caiz (S. Miguel).
“O sr. Pe. Filipe, sucede ao sr. Pe. Mário Jorge Ferreira, a quem agradecemos pela sua entrega incondicional ao múnus pastoral destas comunidades paroquiais e desejamos-lhe um profícuo ministério na sua nova paróquia, Baguim (Coração de Maria); e, prosseguimos a dar graças ao Senhor pela nomeação do sr. Pe. Filipe para estas paróquias e pedimos que seja, entre nós, um Pastor segundo os desígnios de Cristo Sumo-Sacerdote e à imagem do Seu Sagrado Coração”, realçam na nota publicada redes sociais.