No âmbito da Pré-Jornada Mundial da Juventude, o Município de Amarante está a receber, até 31 de julho, cerca de 850 jovens oriundos de Itália, Brasil, Polónia, Reino Unido e França, aos quais se juntam os jovens amarantinos que participarão na JMJ.
Na noite de sexta-feira os jovens, vindos em ambiente de grande entusiasmo e alegria, muitos deles acolhidos, por estes dias, em diversas famílias do concelho de Amarante, desceram até ao Parque do Ribeirinho onde se juntaram para uma envolvente Oração Taizé.
No domingo, dia 30 julho, realiza-se, a partir das 17h30, uma demonstração das tradições locais com actuação de um grupo de bombos, um rancho folclórico e violas amarantinas, em vários locais da cidade, como a Alameda Teixeira de Pascoaes, a Avenida General Silveira e o Largo de S. Pedro, culminando com um flash mob em frente à Igreja de São Gonçalo.
A noite termina com actuações de duas bandas locais no Mercado municipal, animação com DJ e jantar onde se esperam cerca de 1000 jovens.
A Pré-Jornada Mundial da Juventude consiste na integração dos jovens vindos de todo o Mundo em 17 dioceses de Portugal Continental e Ilhas.